Estética corporal: alunos do CEP/UME estudam tratamentos para celulite, flacidez e estrias

09/12/2020

A Estética é uma área que está em constante transformação. A disciplina de Técnica Corporal, do curso Técnico em Estética do CEP/UME, acompanha essa transformação, proporcionando ao aluno o aprendizado completo sobre os conceitos e mecanismos fisiológicos envolvidos nos tratamentos estéticos para gordura localizada, celulite, flacidez e estrias.

A Profa. Iara Trevisan trabalhou com os alunos, durante este semestre, estudos de casos clínicos sobre esse assunto. Os estudantes realizaram um trabalho de forma on-line, pela plataforma Google Meet, que contou com estudos sobre ferramentas de avaliação além de uma diversidade de tratamentos e protocolos para tratar tais alterações estéticas. “Entender os conceitos e mecanismos nos tratamentos estéticos ajuda o profissional a direcionar sua avaliação e tratamento de forma personalizada, com resultados duradouros e eficientes. Desta forma, foi possível esclarecer dúvidas e incentivar a discussão em grupo”, completou a professora.

A coordenadora do curso Técnico em Estética Profa. Cynthia Esteves destacou que o curso tem como objetivo preparar o aluno não somente para dominar as técnicas da estética facial e corporal mas, para que ele esteja apto para enfrentar o mercado de trabalho, com conhecimentos de empreendedorismo, de como atender o seu cliente da melhor maneira possível e de como administrar o seu local de trabalho.

Para isso, no CEP/UME, o aprendizado envolve aulas teóricas com discussão de casos clínicos com apoio de livros e artigos científicos atuais da área, laboratórios para prática de técnicas manuais (como massagem relaxante, drenagem linfática e massagem modeladora), terapias alternativas (como aromaterapia, cromoterapia, bambuterapia, argiloterapia, crioterapia, dentre outros), tecnologias (como ultrassom, eletroestimulação muscular, vacuoterapia, microdermoabrasão, microcorrentes, manta térmica, massagem aura, eletrolipólise, alta frequência, dentre outros) e produtos cosméticos.
A diretora do CEP/UME Profa. Julia Portari  salientou que o curso se preocupa com a preparação do profissional de Estética para o domínio dos conhecimentos sobre os aspectos preventivos e reparadores em tratamentos faciais e corporais, sem deixar de lado  as noções de administração geral, gestão de qualidade e prestação de serviços em estética.