Alunos do Anglo-CID estudam as Paralimpíadas e a inclusão social

15/12/2020

A professora  de Educação Física do Anglo-CID Aline Siqueira trabalhou, durante o mês de novembro e início de dezembro, as Paralimpíadas com os alunos do 7º ano do ensino fundamental.
Aline explicou que o principal objetivo da inclusão social na Paralimpíada é a valorização dos esportistas com deficiência como atletas, destacando apenas sua atuação na competição, independentemente de seu biotipo ou de sua deficiência. Essa inclusão é submetida a uma adequação, para dar oportunidades de vivências produtivas às pessoas envolvidas. O profissional deve ser valorizado por suas potencialidades e pela contribuição que oferece para a sociedade.
“As pessoas com deficiências têm nas Paralimpíadas uma oportunidade para elevar sua autoestima, direta ou indiretamente, além de provar para todos o seu valor como atleta e como cidadão. Nossos alunos aprenderam sobre o esporte, mas, sobretudo, aprenderam sobre valores e autoestima”, ressaltou Aline Siqueira.
A diretora do Anglo-CID Eulália Pires Fava destacou que “o esporte é uma atividade de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida do ser humano e as Paralimpíadas vêm ao encontro das necessidades dos atletas com deficiência, seja ela física ou intelectual. A inclusão dessas pessoas nesse evento esportivo as auxilia bastante nos aspectos emocional e psicológico, inserindo-as em um contexto social satisfatório para o desenvolvimento de novas habilidades.”
O movimento paralímpico vem conquistando a atenção e o respeito de milhões de pessoas em todo o mundo. Palavras como superação, atitude, garra, força, esperança, confiança, fé e, principalmente, perseverança, fizeram com que os Jogos Paralímpicos se transformassem no segundo maior evento esportivo do mundo.