Psicologia Unifadra é destaque em congressos científicos nos últimos anos

08/01/2021

O curso de Psicologia da Unifadra vem se destacando em congressos científicos com seus trabalhos de conclusão de curso. No ano de 2020, com o trabalho “A qualidade de vida dos cuidadores informais dos portadores de doença de Parkinson”, das acadêmicas de Psicologia Elizabete Pimentel e Milene Aparecida Rubira Castilho, sob orientação da Profa. Ma. Andréa Frizo de Carvalho Barbosa, ficou em segundo lugar na área das Ciências Humanas e Sociais (trabalho em andamento) no Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP 20ª edição.

Andrea Frizo Barbosa, que também é coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra, destacou que esse congresso teve mais de 1.300 trabalhos científicos selecionados, de todo o Brasil. Também, nesse mesmo ano, foi destaque no XIV Congresso de Iniciação Científica do Centro Universitário de Adamantina - CICFAI, recebendo uma menção honrosa pelo trabalho “A Terapia Cognitiva Comportamental e as contribuições a alunos com diagnóstico de TDAH”, das discentes Eloiza Oliveira e Mariana Ortiz, sob orientação da Profa. Ma. Cláudia Regina Parra.

Nos últimos anos, o curso de Psicologia da Unifadra participou de vários eventos científicos regionais, nacionais e internacionais, sempre se destacando pela qualidade dos trabalhos apresentados. Dentre eles, recebeu destaque e menção honrosa em 2015 no CICFAI o trabalho “Resiliência e comunicação de um aluno surdo”, do egresso Eduardo Antoniassi Oliveira; em 2017, recebeu o primeiro lugar o trabalho “A Doença de Alzheimer e a vivência familiar”, das egressas Natália Pasqualeto e Bárbara Ribeiro e, em 2018, ficou em 10º lugar o trabalho “O Psicólogo como agente da (des)construção da patologização transexual”, da egressa Janaina da Conceição Pereira, no CONIC-SEMESP. Além disso, em 2019, representou a Faculdades de Dracena no 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) o trabalho “Espiritualidade: uma reflexão a partir das lentes de cuidadores familiares de portadores da doença de Parkinson”, do egresso Silvio Matheus Hirata e da acadêmica Milene Aparecida Rubira Castilho.

Essas são algumas das conquistas do curso de Psicologia em eventos científicos nos últimos anos, o que, segundo a coordenadora Profa. Ma. Andréa Frizo, “é motivo de muito orgulho a participação e desempenho de nossos acadêmicos nestes eventos. Estamos despertando neles o interesse e o prazer em construir conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e mais humanizada. Isso só é possível quando trabalhamos buscando uma formação crítica, ética e de qualidade, quando abordamos diversas questões vivenciadas no mundo social, promovendo não apenas reflexões ou discussões sobre elas, mas o desenvolvimento de novos conhecimentos por meio da construção e execução dos trabalhos de conclusão de curso”.

O departamento de pesquisa da Unifadra vem, nos últimos anos, estimulando o desenvolvimento de estudos por meio dos projetos e programas oferecidos pela instituição, assim como acompanhando os trabalhos de conclusão de curso. Segundo a coordenadora do departamento, Profa. Dra. Priscilla Tartari, “o ato de pesquisar, seja por meio de um trabalho de conclusão de curso ou até mesmo uma iniciação científica, possibilita a formação de um ser crítico. Este aluno constrói sua hipótese, argumenta e soluciona seus questionamentos. Desta forma, ele aprende e aprimora seu conhecimento".

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini ressalta a importância da participação dos acadêmicos nesses eventos, fazendo com que despertem o interesse pela pesquisa, contribuindo para um mundo melhor. Destaca ainda a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, conforme relatado anteriormente. "O curso de Psicologia está entre os melhores do estado de São Paulo. Parabéns aos alunos e à equipe de docentes!”, finalizou.