Unifadra dá boas-vindas aos novos alunos de Medicina

01/03/2021

Com uma programação diferenciada e on-line, em razão da pandemia, a Unifadra/Fundec de Dracena recebeu virtualmente a nova turma de Medicina, denominada T5, na segunda-feira, dia 22, utilizando a ferramenta Google Meet.
O diretor executivo da Fundec Edson Hissatomi Kai deu boas-vindas aos novos estudantes, agora membros da família Unifadra, e fez um breve relato histórico sobre a fundação. “Que tenhamos um excelente 2021, apesar da pandemia. Acreditamos que quando a grande maioria da população estiver vacinada com a segunda dose, as coisas começarão a melhorar, permitindo que possamos trabalhar de forma mais presencial”, acrescentou Edson Kai.
O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini destacou que, com o avanço da vacinação, e com a melhora do cenário da cidade e da região, os novos alunos, em breve, poderão participar de atividades  práticas de forma presencial. “Vocês, novos alunos, estão entrando em uma nova etapa da vida e estamos aqui para proporcionar uma excelente formação. Reiteramos as boas-vindas a todos”, comentou Enio Garbelini.

A coordenadora  de Medicina Profa. Dra. Marilda Morgado de Abreu explicou aos alunos o modelo de ensino-aprendizagem por metodologia ativa, em especial o PBL (Problem Based Learning), que baseia o aprendizado na resolução de problemas, sendo o aluno o protagonista do seu aprendizado. “Neste modelo de ensino, o professor é o facilitador do conhecimento dos alunos, sendo os estudantes o centro do processo. Seguindo as Diretrizes Curriculares de Ensino, a formação em Medicina é pautada nos princípios do SUS, visando a um atendimento integral e humanizado do paciente, especialmente com base em ações preventivas. A formação do Médico deve ser geral, humanista, crítica, reflexiva e ética”, explicou a médica e professora Dra. Marilda de Abreu.

Durante a semana, os novos alunos participaram das apresentações das disciplinas, da divisão das turmas e grupos de tutoria, conheceram o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a Biblioteca Virtual e realizaram um tour on-line pelos laboratórios. A nova turma também participou da oficina “Habilidades do futuro, como ser um profissional 4.0”, ministrada pela Profa. Rosana Trindade.
Os veteranos do curso deram boas-vindas aos ingressantes, apresentaram a Atlética e o Centro Acadêmico de Medicina “Maria Brasília Leme Lopes” (CAMBRA).

Apesar do início atípico, os alunos mostraram-se engajados com a nova etapa de vida e entusiasmados com a estrutura do curso de Medicina da Unifadra.