Medicina Unifadra/Dracena inicia internato na Santa Casa de Presidente Venceslau

15/03/2021

Os alunos do 5º ano de Medicina da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena iniciaram suas atividades de internato na Santa Casa de Presidente Venceslau no dia 8 de março. Este internato vai oferecer estágio prático para os alunos nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Cirurgia.
Durante a manhã de apresentações, os alunos foram recebidos pelos representantes da Santa Casa de Presidente Venceslau: a diretora administrativa Susi Bonifácio e o provedor José Luis Ghizi, além dos demais colaboradores da instituição. Os representantes da Fundec Prof. Dr. Enio Garbelini, diretor acadêmico da Unifadra; Prof. Me. Caio Ferreira de Oliveira, vice-coordenador de Medicina; e Fernando Nunes, diretor de comunicação, acompanharam os alunos neste primeiro dia de internato.

O Prof. Me. Caio de Oliveira explicou que o internato médico é um estágio obrigatório supervisionado com carga horária de 720 horas semestrais, realizado nos últimos dois anos do curso de Medicina, em parceria com hospitais, clínicas e equipamentos públicos de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde. “É um momento ímpar na formação do estudante, em que ele poderá colocar em prática toda a bagagem que adquiriu nos quatro primeiros anos do curso. Embora estejamos passando por uma pandemia, nossos alunos estão recebendo todas as orientações quanto à prevenção contra a COVID-19, bem como oferta de equipamentos de proteção individual (EPIs). Além disso, em parceria com a Secretaria de Saúde de Dracena, eles já receberam as duas doses da vacina, o que proporciona mais segurança”, acrescentou Caio.
A diretora Susi Bonifácio, em nome da Irmandade da Santa Casa, deu as boas-vindas aos estudantes e desejou um excelente estágio. “Estamos muito felizes com a vinda dos alunos do curso de Medicina da Unifadra em nosso hospital. A nossa Santa Casa foi fundada em 1944 e inaugurada neste local em 1964. Desde então, vem crescendo e ampliando a assistência à saúde das pessoas que nos procuram. Somos referência para toda a região de saúde do extremo Oeste. A nossa UTI pode receber pacientes de todas as cidades da região de saúde de Presidente Prudente. Adequamos o hospital com três salas de estudos e, com certeza, melhoraremos mais e mais para que o aluno tenha total apoio e acolhimento. O aluno vivenciará a rotina do hospital, desenvolvendo o raciocínio clínico essencial na conclusão do diagnóstico”, comentou Susi.
O Prof. Dr. Enio Garbelini destacou que a parceria entre a Santa Casa e a Unifadra proporcionará um importante campo de estágio, para os alunos, beneficiando também a população em geral.