Colégio Anglo-CID de Dracena (SP) retoma aulas presenciais

Investimentos anteriores em tecnologia foram decisivos para adaptação durante a pandemia
23/04/2021

Seguindo todos os protocolos sanitários que envolvem a prevenção à Covid-19 e respaldado pelas diretrizes do Plano São Paulo e pelo decreto municipal n° 7.419 de 16 de abril, que permitiu o retorno das aulas presenciais nas unidades de educação básica, das redes estadual e particular de ensino de Dracena a partir do dia 19 de abril (com exceção das escolas municipais), o colégio Anglo-CID retomou atividades na última segunda-feira (19).

“Muitas famílias estavam ansiosas pelo retorno das aulas. As crianças e os jovens estão sentindo muito os efeitos do isolamento social prolongado, pois a convivência social também é fator preponderante na formação e construção individual do conhecimento”, destacou a diretora do Anglo-CID Profa. Eulália Pires Fava.

Esse retorno está sendo facilitado pelo constante contato da escola com os pais e pelo uso de ferramentas como a plataforma de estudos e ensino on-line Plurall, que disponibiliza listas de exercícios para que os alunos possam praticar o que aprenderam em sala de aula e vídeos para apoiar a realização das tarefas, e o aplicativo Meu EduConnect, voltado aos pais para acesso às notas, faltas, comunicados, desempenho, solicitações de secretaria e extratos financeiros.

As aulas presenciais reiniciaram com as turmas do 1º ao 6º ano do ensino fundamental, obedecendo ao rodízio diário de alunos e limite máximo de 35% dos estudantes em sala orientado pela Secretaria Estadual de Educação, com base nas indicações e deliberações do CEE/SP - Conselho Estadual de Educação de São Paulo, para o início do ano letivo 2021 - que havia sido mais uma vez presencialmente interrompido pelo avanço da pandemia.

Quem ficou em casa participou virtualmente e acompanhou as explicações dos professores em tempo real graças aos constantes investimentos feitos pela Fundec em suas unidades mantidas. Assim, o colégio já contava com salas equipadas com sistema profissional de áudio para reproduzir sons aos alunos remotos, como programas, vídeos e músicas; ponto de acesso wifi, tela de projeção de alta definição, um chromebook touch screen full HD de última geração para cada professor e internet de banda larga totalmente dedicada para atender a demanda.

Na próxima semana, o Anglo-CID já irá receber as turmas do 7º ao 9º ano fundamental e os os  alunos do 3º ano do ensino médio, seguindo o mesmo esquema de rodízio e limite de estudantes em sala, além dos protocolos sanitários (uso obrigatório de máscara, distanciamento social, disponibilidade de álcool em gel 70% em todas as salas e locais de circulação de pessoas, limpeza e frequente higienização de ambientes e monitoramento das condições de saúde de todos antes da entrada).

A previsão é para que em maio possam retornar o 1º e 2º ano do ensino médio, conforme os índices de evolução da pandemia permitirem a progressão para fases menos restritivas do Plano São Paulo.

“Organizamos de forma gradativa este retorno para que o acolhimento continue sendo feito com toda cautela e responsabilidade, pois assim podemos conversar com todos os segmentos, ouvir os alunos presentes e poder proporcionar maior segurança e confiabilidade neste retorno”, reforçou a vice-diretora do Anglo-CID Tatiana Froio.

A fase de transição na pandemia

Entre os dias 18 e 30 de abril de 2021, todo o estado de São Paulo permanece em transição entre a fase vermelha e a fase laranja, o que permite o retorno gradual e seguro das atividades segundo o Plano São Paulo.