Alunos do 3º ano do fundamental expõem maquetes e cartazes no Colégio Anglo-CID

04/05/2021

Vivemos há um ano e quatro meses reclusos. As crianças que estavam aprendendo a compreender o mundo ao seu redor, de repente, foram obrigadas a ficar no espaço limitado de suas casas. Já que não podiam vir, a escola foi até elas virtualmente e continuou fazendo seu trabalho para desenvolver e preparar os pequenos. Agora, com a retomada gradual das aulas, o resultado está exposto no corredor do colégio.

No 1º bimestre de 2021, os alunos do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Anglo-CID, acompanhados pela família, confeccionaram maquetes e cartazes retratando a região onde vivem. Quem desenvolveu a atividade foi a professora Isabel Malisse Breschi.

O objetivo de aprendizagem foi retomar os conceitos de rua, avenida, quarteirão e bairro; a comparação das paisagens urbanas e rurais; a percepção de que as paisagens mudam ao longo do tempo devido à ação humana e também à ação da própria natureza com a mudança de suas estações durante o ano; as principais atividades desenvolvidas na zona rural e na zona urbana e o conceito de município.

Segundo a professora Isabel, a observação é uma atividade seletiva, pois depende de requisitos do observador. “A seleção de elementos observados, por exemplo, é feita com base em instrumentos conceituais e na sensibilidade de quem observa. Trata-se de uma habilidade que pode ser desenvolvida na escola e, particularmente na Geografia, que tem nas formas espaciais (paisagem) um primeiro nível de análise do próprio espaço”, destacou.

Os trabalhos foram expostos no corredor do colégio Anglo-CID e mostram muita criatividade para usar materiais e compor o espaço, o olhar aguçado para os detalhes como placas de sinalização, postes, fios de energia; além de marcar um pouquinho da personalidade de cada aluno: alguns indicam sua casa, apontam lugares favoritos no bairro como quadras esportivas ou identificam referências importantes como escolas, igrejas, farmácias, mercados ou a linha ferroviária. Tem até aqueles que produziram suas próprias imagens para os cartazes e dão os créditos a si mesmos nas fotos.

A diretora do Anglo-CID Profa. Eulália Pires Fava avalia que “a atividade de confecção de maquetes vem para fortalecer a aprendizagem significativa e propiciar aos alunos e familiares um momento de lazer, além de direcionar um olhar de observação aos elementos da paisagem que compõem seu próprio bairro, o que muitas vezes passa despercebido no corre-corre diário”.

A vice-diretora do Anglo-CID Tatiana Froio ressaltou que “o material pedagógico do professor conduz o aluno à realização de atividades que incorporam um aprendizado da realidade do meio ambiente onde residem e favorecem a oportunidade de perceberem como a ação do ser humano modifica esse espaço, seja rural ou urbano”.

Veja nossa galeria de imagens e tente saber se o seu bairro foi retratado também!