Alunos do 2º ano do fundamental se divertem na aula de Robótica com gafanhotos mecânicos

Seguindo um modelo que privilegia o aprender fazendo, as aulas de Robótica integram, com diversão e “mão na massa”, outras disciplinas do currículo
04/05/2021

Desde 2009, as aulas de Robótica são incorporadas na grade escolar do 1º ao 9º ano do ensino fundamental no Colégio Anglo-CID de forma multidisciplinar. Em época de pandemia, as atividades foram adaptadas para uma forma híbrida: alunos em sala continuam usando os materiais da empresa Zoom Education for Life, já os demais aproveitam aqueles materiais que possuem em casa, como talheres, prendedores, elásticos, etc. Quem desenvolve as atividades é a Profa. Ma. Amanda Matreiro.

Ela relata que o tema central para a turma do 2º ano do ensino fundamental é “Máquinas Divertidas” e os alunos aprenderam sobre os insetos, suas características e habilidades e como elas deram origem a diversas ideias, como os drones inspirados em moscas, os cupinzeiros e a temperatura do ar condicionado, os saltos dos gafanhotos, a força e organização das formigas, a cooperação das abelhas, os sensores térmicos das pulgas, entre outras.

Desta vez, os alunos montaram gafanhotos que, em sala de aula ou em casa, saltavam! A professora afirma que para as crianças os projetos de Robótica “garantem muita diversão e aprendizado”.

A diretora do Anglo-CID Profa. Eulália Pires Fava destaca a importância destas atividades, pois a aprendizagem significativa se dá de forma lúdica. Os alunos aprendem o conteúdo e as curiosidades, ao mesmo tempo que se divertem com suas criações.