Aplicações em Geotecnologia foi tema de palestra da Unifadra

13/05/2021

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) da Unifadra/Fundec de Dracena realizou, no dia 11 de maio, a palestra "Aplicações em Geotecnologia", tendo como palestrante convidada Thaísa Aline Correia Garcia, mestra em Ciência da Computação (Unesp) e doutoranda em Ciências Cartográficas (Unesp).

O evento reuniu virtualmente alunos e ex-alunos da Unifadra, da ETEC de Dracena, da ETEC de Andradina, da ETEC de Guaraçaí e professores destas instituições, além de profissionais de tecnologia e jovens interessados na área.

“Tivemos um tempo muito proveitoso na palestra Aplicações em Geotecnologia, em que pude compartilhar um pouco da minha trajetória profissional e acadêmica. Espero ter contribuído de alguma forma e motivado os alunos! Agradeço muito o convite”, ressalta a jovem Profa. Ma. Thaísa Aline Correia Garcia.

A organização do evento revela que há a necessidade da geotecnologia em todos os aspectos: sistemas de informação geográfica (GIS), cartografia digital, sensoriamento remoto por satélites, sistema de posicionamento global (GPS), aerofotogrametria, geodésia e topografia clássica, entre outros.

Destaca ainda sua aplicação em mapeamento de locais e regiões, bem como seu uso na agroindústria - ao realizar diversas análises de interesse da agricultura para identificar áreas com baixa declividade, tipos específicos de solo e condições climáticas, por exemplo.

O organizador do evento Prof. Me. Alessandro Fornari, coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifadra, avalia que esta foi “uma palestra que amplia o conhecimento dos alunos e profissionais para novos setores de atuação, que se destacam pelo mapeamento de áreas, em diversos segmentos”.

E acrescenta “confirmamos que as linguagens de programação oferecidas pelo curso da Unifadra estão estrategicamente direcionadas para os interesses do mercado, como exemplo, para mapeamento e processamento ágil e full time, sendo a linguagem C e C++ a que domina este cenário”.

O diretor acadêmico da Unifadra, Prof. Dr. Enio Garbelini, parabenizou o coordenador pelo evento e ressaltou que “palestras como esta reforçam o compromisso da instituição de formar profissionais qualificados e se manter alinhada com as demandas do mercado de trabalho. Além disso, ampliamos as possibilidades dos alunos para além daquilo que imaginavam no início do curso e trazemos novas informações para quem já exerce a profissão em outras áreas do mercado”.