Participe da VI Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Unifadra

18/05/2021

Nos dias 26 a 28 de maio, o departamento de Psicologia da Unifadra promove a VI Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência, tendo como tema “Transversalidade e práticas inclusivas”. O evento é aberto ao público e será realizado pelos acadêmicos do 9º termo do curso, com a coordenação da Profa. Esp. Laízi Santos.

O objetivo do projeto é expandir a visão de inclusão para além de questões como adaptação e acessibilidade, possibilitando a compreensão do meio sociocultural e a criação de espaços de acesso a todos. O evento será realizado virtualmente e a comunidade pode participar.

Os alunos do 9º termo de Psicologia prepararam alguns produtos para auxiliar outros acadêmicos, profissionais e toda a sociedade a refletir sobre o tema e sobre os espaços inclusivos.

Também organizaram uma palestra tendo como convidados a Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, com vasta experiência nas áreas de políticas públicas, educação especial e inclusiva e educação a distância, e o Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, que atua principalmente nas áreas de educação inclusiva, filosofias da diferença e formação de professores.

“Este evento é potente no sentido de promover um espaço de reflexão e construção de discussões a respeito da pessoa com deficiência e a inclusão, além de levar informações a profissionais e à comunidade em geral”, destaca a Profa. Esp. Laízi Santos.

“Além disso, possibilita a expansão do conhecimento do aluno de graduação, dos profissionais e da comunidade, a fim de promover maior saúde nas relações interpessoais e no manejo profissional”, finaliza a coordenadora do projeto.

A Profa. Ma. Andréa Frizo de C. Barbosa, coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra, afirma que “a primeira Semana da Inclusão ocorreu em 2016 e, de lá para cá, devido à relevância dos assuntos tratados para toda a comunidade acadêmica e regional, passou a fazer parte do calendário acadêmico da instituição”.

“Convido todos a participar desta sexta edição. Ela foi preparada com muita dedicação e compromisso social, o que  favorecerá e ampliará reflexões fundamentais para o acolhimento da pessoa com deficiência”, destaca a coordenadora do curso.

VI Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Transversalidade e práticas inclusivas
Dias 26, 27 e 28 de maio de 2021

26/05 (qua), às 19h - Palestra: Educação, tecnologia e a filosofia das diferenças