Aulas de Educação Musical no Anglo-CID desenvolvem habilidades cognitivas e facilitam o aprendizado das crianças

24/05/2021

No Colégio Anglo-CID as aulas de Educação Musical fazem parte do currículo dos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e contribuem para o desenvolvimento intelectual e social das crianças.

Com uma estrutura de excelência, o colégio leva aos seus alunos um sistema de ensino moderno, com materiais didáticos de referência nacional e tecnologias que garantem um alto nível de aprendizado - incluindo programas como o “Líder em Mim” e o “Canções”.

A música auxilia na autodisciplina, na paciência, fortalece a memória, melhora a concentração e a atenção, diminui o estresse, promove o autoconhecimento, melhora a sensibilidade e ajuda a criar vínculos.

Os professores explicam que o repertório diversificado e as atividades estimulam a criatividade dos alunos e desenvolvem as habilidades musicais, além das cognitivas - que facilitam o aprendizado das crianças de modo geral.

As aulas e atividades multidisciplinares do Colégio Anglo-CID, permeadas pelos programas oferecidos desde o início da alfabetização, fazem da vivência educacional no colégio um processo em que os alunos são protagonistas do seu aprendizado.

No período vespertino, todos os alunos, do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, também podem participar do projeto Canções - uma atividade extracurricular gratuita na instituição.

O projeto - que iniciou como orquestra - hoje, pela afinidade com os alunos, tem características de grupo/banda, que são mais atrativas para os jovens. Além do canto coral, inclui instrumentos como saxofone, ukulele, violão, teclado, violino, bateria e tubos percussivos.

“Podemos dizer que o primeiro hábito do Líder em Mim - seja proativo - está presente em todas as aulas de música, em atitudes de liderança, responsabilidade e iniciativa”, afirma a Profa. Esp. Flávia Araujo Antonio Barros, que ministra as aulas do Canções juntamente com a Profa. Jaqueline de Britos Silva.

A diretora do Anglo-CID, Profa. Eulália Pires Fava, esclarece que o grupo vinha se apresentando no colégio e em solenidades do município e acrescenta “por enquanto, as atividades presenciais do Canções estão suspensas, mas as atividades musicais nas aulas estão sendo desenvolvidas pela parceria entre o professor da disciplina e a coordenação do projeto”.

“O projeto Canções caminha ao lado da Educação Musical que integra nossa grade curricular. Ele vem para complementar o aprendizado e as atividades desenvolvidas em sala de aula no período matutino. A união entre a parte teórica [Educação Musical] e a prática [Canções] favorece o aprendizado mais significativo e se torna uma oportunidade de lazer e de descontração nestes tempos de isolamento”, finaliza a diretora.