A articulação da teoria com a prática na formação em Psicologia

07/06/2021

O departamento de Psicologia da Unifadra, preocupado com a articulação da teoria com a prática na formação do psicólogo, por meio de seu corpo docente e de parcerias com profissionais da área, vem construindo espaços e reflexões sobre a atuação do psicólogo em diferentes contextos.

Neste sentido, promoveu em maio, sob coordenação da Prof. Esp. Fátima Simone Silva Pereira Consoni, dois encontros entre acadêmicos e profissionais atuantes na região.

No dia 19 de maio, a psicóloga Grasielle Santana visitou o 3º termo do curso de Psicologia e  conversou a respeito de seu trabalho na área social, que vai ao encontro dos conteúdos estudados na disciplina Psicologia Social. O tema abordado foi “Psicologia Social: subjetividade e territorialidade” e provocou a reflexão e a discussão sobre as práticas desenvolvidas pelo psicólogo voltadas à promoção de melhores condições de vida para as pessoas inseridas em uma determinada comunidade.

A Psicologia Social busca compreender as mazelas sociais, possibilitando espaço para que o sujeito reflita sobre seu papel e construa novas formas de enfrentar as questões sociais que contribuem para o desenvolvimento e a materialização da cidadania. Desta forma, o trabalho do psicólogo com a população em situação de vulnerabilidade social é de fundamental importância, pois envolve atuar de acordo com os Direitos Humanos, lutando pelos direitos e qualidade de vida das pessoas no combate das severas desigualdades sociais, assim como compreender suas causas e impactos.

No dia 25 de maio, a psicóloga Aparecida Pavani Pascoaloto esteve com os acadêmicos do 7º termo de Psicologia para discutir sobre a “Prática profissional na área clínica dentro do enfoque cognitivo-comportamental”.

O trabalho clínico do psicólogo envolve escutar o paciente, acolher e, a partir daí, desenvolver intervenções que o orientem em busca de alívio emocional. Isto ajuda a pessoa a se conhecer melhor e, por consequência, a lidar com seus anseios,  angústias e dificuldades de forma mais saudável e funcional.

A profissional abordou procedimentos e intervenções que vêm sendo trabalhadas na área clínica com crianças, adolescentes e adultos dentro da abordagem cognitivo-comportamental - considerada uma abordagem diretiva, breve e focada no problema atual do paciente.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Ma. Andréa Frizo de Carvalho Barbosa, “os encontros foram momentos de reflexões e construções de novos conhecimentos para os acadêmicos do curso de Psicologia”, destacando ainda que as duas psicólogas convidadas foram acadêmicas do curso na Unifadra. “Muito nos orgulha que profissionais formados pela instituição estejam fazendo trabalhos de grande relevância na comunidade e contribuindo para a formação de novos profissionais”, completou a coordenadora.

A direção acadêmica e a coordenação do curso agradecem as convidadas pela importante contribuição no processo formativo de novos psicólogos. Segundo o diretor acadêmico Prof. Dr. Enio Garbelini, "atividades como esta ampliam o entendimento do aluno e correlacionam aspectos do universo acadêmico à realidade profissional, tornando-se uma referência sobre como se desenvolve a atuação do psicólogo em áreas mais específicas".