Formatura digital da 12ª turma de Psicologia da Unifadra

11/06/2021

Na noite de ontem, 10 de junho, a Unifadra de Dracena promoveu a solenidade de formatura dos alunos da 12ª turma do curso de Psicologia. Apenas os alunos e as autoridades estiveram presentes no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves” para a cerimônia de colação de grau, em respeito aos protocolos sanitários da Covid-19 (em especial o distanciamento e o uso de máscaras).

O evento começou pontualmente, às 19h30, e mesmo à distância familiares e amigos acompanharam a emoção dos formandos em celebrar este momento que marca o início de suas vidas profissionais como psicólogos.

A mesa de honra foi composta pelo Prof. Dr. Enio Garbelini, diretor acadêmico da Unifadra e presidente da mesa dos trabalhos; Paulo Sérgio Peres, presidente do Conselho de Curadores da Fundec; Fernando Nunes, secretário assistente da direção executiva da Fundec; Donizete Aparecido Zequine Campos, patrono dos formandos; Prof. Ma. Andrea Frizo de Carvalho Barbosa, paraninfa dos formandos do curso de Psicologia.

Na ala dos professores, a vice-diretora acadêmica Profa. Ma. Daniela Macário Custódio, o Prof. Esp. Eduardo Antoniassi Oliveira, a Profa. Esp. Laízi da Silva Santos e a Profa. Esp. Paloma Emanoela Fava Felix representaram todo o corpo docente da Unifadra.

Houve a entrada dos formandos, sendo que apenas um deles participava virtualmente. Em seguida, o presidente Enio Garbelini saudou os presentes e declarou aberta a solenidade.

O patrono e também psicólogo Donizete Aparecido Zequine Campos, que foi professor e coordenador do curso de Psicologia da Unifadra, agradeceu o convite para estar novamente na instituição, e disse se sentir muito honrado em ser o patrono da turma. Em sua mensagem, deixou alguns conselhos aos formandos, lembrando que “a palavra da verdade é branda e convincente - e as palavras são como pedras, que constroem ou destroem, dependendo de como as manejamos”. Lembrou ainda que envelhecer é inevitável, mas crescer é opcional e pediu para que eles não esperem por quando tudo for perfeito. “Façam o agora. Sejam bons profissionais, assim como foram bons alunos”, finalizou.

A paraninfa e coordenadora do curso de Psicologia, Prof. Ma. Andrea Frizo de Carvalho Barbosa, comentou que 2020 começou com muitas expectativas e sonhos, mas um mês após o início do ano letivo houve a pandemia e destacou: “2020 foi um ano especial. Fomos desafiados, choramos juntos, aprendemos muito, crescemos muito e aqui estamos”, e apelidou carinhosamente esta como a Turma da Pandemia, “uma turma que saberá honrar o compromisso firmado de amor e cuidado ao próximo, respeito à diversidade e agentes de transformação social! Sigam em frente e contem sempre conosco. Desejo grandes vitórias!”, finalizou.

O juramento foi conduzido pela formanda Ana Carolina Ragassi Mendes. Todos, ainda em pé, receberam do presidente da mesa, Prof. Dr. Enio Garbelini, a diplomação que concedeu à turma o grau de psicólogos.

Encerramento e homenagens

A formanda Elizabete Pimentel foi a oradora da turma e se emocionou em sua mensagem de gratidão pelos 11 semestres juntos. “Tivemos a honra de ter professores maravilhosos nos acompanhando, apoiadores que nunca mediram esforços para contribuir com o nosso processo de formação. Vocês são nossos maiores inspiradores, nossos modelos na nossa profissão. Cuidamos de vidas e mergulhamos em espaços que jamais foram acessados dando lugar àquilo que é frágil e acompanhando sua transformação”.

Todos os anos, a direção da Unifadra homenageia o aluno com o melhor desempenho acadêmico de seu curso com a entrega da Láurea Acadêmica da Unifadra, que foi concedida à formanda Ana Carolina Ragassi Mendes.

Paulo Sérgio Peres, presidente do Conselho de Curadores da Fundec, lembrou que estamos sempre aprendendo e crescendo e que somos seres únicos buscando nos conhecer. “Quando a gente se conhece é mais fácil lidar com o outro. Deixo uma frase para vocês: Coragem! E coragem não é a ausência de medo, mas o enfrentamento do medo. Coragem para se posicionar diante do medo e tomar uma atitude. Coragem para dizer não. Coragem para abraçar. Perdoem e peçam perdão. Esta é uma receita que não falha nunca para limpar o coração e nos dar ânimo e coragem para vida. Deixo para vocês coragem, porque vocês estão no mundo para fazê-lo melhor. Tenham coragem, arregacem as mangas e vão à luta”.

Fernando Nunes, secretário assistente da direção executiva da Fundec, ressaltou que “este é um momento de vitória para cada um de vocês. Nestes anos vocês enfrentaram grandes desafios e adversidades em um cenário de pandemia. Muito sucesso no mercado de trabalho e na vida. Temos orgulho, como Fundação, em formar profissionais que irão se destacar no mercado de trabalho. Desejo o melhor para vocês nesse novo ciclo de vida. Mantenham contato, estaremos sempre à  disposição”, finalizou.

O Prof. Dr. Enio Garbelini, diretor acadêmico da Unifadra e presidente da mesa dos trabalhos, agradeceu o esforço de todos os colaboradores da Fundec e da Unifadra para que esta noite acontecesse da melhor forma possível. E ressaltou “o mundo teve que se reinventar e conosco não foi diferente. Formandos, acredito muito na capacidade de cada um de vocês para que sigam suas vidas profissionais com muito sucesso. A formação não para por aqui, temos que continuar estudando e buscando nos preparar cada vez mais, aprendendo cada vez mais. Desejo um excelente caminho profissional” e parabenizou a todos pela conquista. Em seguida, declarou encerrada a sessão solene de colação de grau dos formandos da 12ª turma do curso de Psicologia da Unifadra.

Quem quiser rever ou compartilhar com os amigos, a apresentação da cerimônia continua disponível no YouTube: https://youtu.be./lsUbRoLl84w