Docente da Unifadra recebeu Prêmio GEDIIB Jovem 2020


27/07/2021


Rodrigo Fedatto Beraldo, médico gastroenterologista, hepatologista e docente do curso de Medicina da Unifadra de Dracena, foi um dos vencedores do Prêmio GEDIIB Jovem 2020, uma iniciativa do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) que tem o intuito de estimular os jovens residentes no estudo das doenças inflamatórias intestinais (DII).

O Prêmio GEDIIB Jovem recebeu 30 trabalhos, de candidatos das cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Botucatu, Salvador e Rio de Janeiro. Feita a primeira seleção, 12 candidatos foram indicados para apresentar seus casos para as bancas avaliadoras, que fizeram a arguição de cada participante. Desta etapa saíram os 6 finalistas que se apresentaram para a banca final. Apenas 3 foram aprovados e premiados.

Todas as etapas da premiação foram realizadas de forma on-line, incluindo o anúncio dos vencedores, que foi feito no dia 21 de setembro de 2020. Com o estudo “Insuficiência Cardíaca como efeito colateral ao uso de infliximabe para tratamento da doença de Crohn”, o Prof. Esp. Rodrigo Beraldo, docente da Unifadra, recebeu o terceiro prêmio desta edição. O jovem médico foi orientado pela Prof. Dra. Ligia Yukie Sassaki, gastroenterologista chefe do ambulatório de DII na Faculdade de Medicina da Unesp - Botucatu.

Segundo Rodrigo Beraldo, o trabalho é muito importante para alertar a comunidade científica sobre possíveis complicações e efeitos colaterais do uso de determinadas medicações. “Este estudo reafirma a real necessidade de um acompanhamento médico regular com um especialista na área. Neste caso, a paciente fazia uso de infliximabe, um anticorpo monoclonal contra o fator de necrose tumoral para tratamento da doença de Crohn e desenvolveu insuficiência cardíaca após o início deste. Com a troca da medicação, a paciente ficou assintomática da parte cardiológica e manteve sob controle a doença intestinal”, explica o médico.

Além de docente do curso de Medicina da Unifadra de Dracena, o Prof. Esp. Rodrigo Beraldo é doutorando no Programa de Fisiopatologia em Clínica Médica da Unesp (Botucatu) na área de doença inflamatória intestinal e esteatose hepática.

A direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam o professor pela premiação e ressaltam a importância da pesquisa para disseminação de conhecimento por meio de temas tão importantes quanto o do estudo apresentado.

Rodrigo Beraldo também já foi premiado com o 3º lugar do prêmio Jovem Gastro, em 2019 (idealizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia - FBG), pelo trabalho “Hidradenite Supurativa como reação paradoxal ao uso de adalimumabe em paciente com doença de Crohn”. O docente do curso de Medicina da Unifadra também atua no Instituto de Endoscopia e no Centro Médico Oeste Saúde, ambos em Presidente Prudente, e nas unidades da Clínica MedAgora de Dracena e Presidente Epitácio.

Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil - GEDIIB

É uma entidade médica sem fins lucrativos, fundada em março de 2002, formada por especialistas de diversas áreas da medicina e que busca aprimorar e gerar conhecimento relacionado ao tratamento das doenças inflamatórias intestinais.

Por meio da Comissão GEDIIB Jovem, promove a premiação de jovens residentes no estudo das doenças inflamatórias intestinais. Em 2020, os 3 vencedores do Prêmio GEDIIB Jovem foram: Lucas Navarro Sanches (1º lugar), por “COVID-19 em colite aguda severa: já sabemos o que fazer?”; Marília Galvão Cruz (2º lugar), por “Síndrome de Guillain-Barré em paciente com doença de Crohn tratado com Vedolizumabe”, e Rodrigo Fedatto Beraldo (3º lugar), por “Insuficiência Cardíaca como efeito colateral ao uso de infliximabe para tratamento da doença de Crohn”.


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA