Unifadra comemora o Dia do Estudante abordando o retorno às atividades presenciais e a saúde mental dos estudantes

18/08/2021

No dia 11 de agosto, a Unifadra celebrou o Dia do Estudante promovendo uma conferência virtual sobre o tema “A saúde mental do estudante”, proferida pela psicóloga Profa. Ma. Anna Cecília Latanzio Rodrigues Silva. A proposta do evento foi oferecer um “cuidado” aos estudantes nesse momento de retorno às atividades presenciais.

Entre os assuntos abordados, a psicóloga convidada fez uma análise de alguns momentos vividos neste um ano e cinco meses de pandemia pela Covid-19 e os riscos de um colapso mental diante do estresse, além de falar sobre o universo das redes sociais e dar algumas dicas para identificar sinais de estresse.

Segundo Anna Cecília, “diante de um nível de estresse muito grande, a gente desenvolve outros sintomas que podem nos levar a colapsar. Por exemplo: estou sentindo cansaço, palpitações, desânimos, confusão de pensamentos e dificuldade de gerenciar as atividades da faculdade, meus relacionamentos começaram a ficar mais desinteressantes e estou muito sonolenta ou com insônia. Isso tudo podem ser sintomas de um processo psíquico. O mais importante é reconhecer e compreender tudo isso, para que a gente possa sair desse processo”.

O evento foi importante para os alunos da Unifadra e recebeu algumas manifestações sobre a realização da atividade:

“O ensino e a saúde física e mental ganharam grande espaço durante a pandemia, por isso acredito que tratar sobre a saúde dos estudantes dentro do contexto atual se tornou tão indispensável.” (Maria Eduarda Garbelini, aluna do 10º termo Psicologia)

“Foi um momento ímpar de reflexão, abordou o tema da pandemia e suas dificuldades diante do novo. Refletiu sobre as dificuldades psicológicas enfrentadas por quem perdeu quem amava. Passou um vídeo do Lenine com uma música bastante coerente com o momento vivido. Deu um up na motivação. Gratidão!” (Patrícia Bueno, aluna do 1º termo Psicologia)

“Senti que me motivou muito mais, porque no começo eu estava com muito receio de entrar na faculdade. A pandemia trouxe muitos problemas de confiança, ansiedade e depressão para muitos. Foi muito bom ter alguém nos incentivando.” (Ludimila Prates, aluna do 1º termo Psicologia)

Segundo o diretor acadêmico, Prof. Dr. Enio Garbelini, “o período de pandemia está se estendendo por mais tempo do que esperávamos e momentos como este são de extrema importância para a saúde mental dos estudantes, que precisam continuar com seus estudos mesmo em meio a tantas adversidades, perdas de amigos e familiares, entre outros”.

Ao final, a psicóloga Profa. Ma. Anna Cecília Latanzio Rodrigues Silva reforçou que a Unifadra oferece o serviço de plantão psicológico para os acadêmicos na Clínica Psicológica da faculdade e a coordenação do curso de Psicologia orientou que para esse plantão não há a necessidade de agendamento prévio.

Neste semestre, os atendimentos do plantão psicológico para os acadêmicos são realizados às terças-feiras, das 14 às 16 horas; às quartas-feiras, das 9 às 11 horas; às quintas-feiras, das 15 às 17 horas, e às sextas-feiras, das 17 às 19 horas.