Unifadra apresentará resultados do Programa Parkinson em congresso internacional sobre distúrbios de movimento

15/09/2021

O Programa Parkinson, desenvolvido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Multidisciplinar em Atividade Física e Saúde da Unifadra (GEPEMAFS), terá um de seus trabalhos científicos apresentado no MDS Virtual Congress, um congresso anual realizado pela International Parkinson and Movement Disorders Society (MDS). O evento será on-line nos dias 17 a 21 de setembro de 2021.

O estudo selecionado para o congresso foi o “Efeito do exercício físico na velocidade da marcha em pacientes com doença de Parkinson (Effect of physical exercise on gait speed in patients with Parkinson’s disease)”, que apresenta como os exercícios aplicados em participantes do programa realizado na Unifadra influenciam a velocidade da marcha em pacientes com doença de Parkinson e, como resultado, promovem diretamente uma melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Esse estudo foi feito com base em seis meses de intervenção por meio de exercícios físicos, aplicados duas vezes por semana, realizados no ano de 2019 durante o programa, e mostra a evolução física dos pacientes nesse período. O documento nasceu de um trabalho de conclusão de curso de Educação Física, orientado pela Profa. Dra. Denise Bueno, coordenadora do curso na Unifadra e do Programa Parkinson (este último juntamente com a Profa. Ma. Luciana Ota Takahashi).

A Prof. Dra. Denise Bueno comemora: “Este trabalho é um dos mais importantes resultados científicos do Programa Parkinson e, além de ser apresentado no congresso internacional, também será publicado na revista internacional Movement Disorders” (publicação oficial da MDS altamente lida e referenciada, que cobre todos os tópicos da área de distúrbios de movimento - tanto a ciência clínica quanto a básica).

“A Unifadra está buscando se envolver cada vez mais com pesquisa científica. Estamos felizes em dar esse passo importante para a instituição, pois acreditamos que todos ganham: professores, alunos e pacientes. Além disso, estamos devolvendo os frutos do programa para a sociedade, que confia em nosso trabalho”, finaliza a Prof. Dra. Denise Bueno.

A vice-diretora acadêmica Profa. Ma. Daniela Macário Custódio comentou que a apresentação e a publicação deste trabalho vêm somar, de forma especial, aos que já foram apresentados e publicados em outras áreas do conhecimento existentes na instituição, reconhecidos nacional e internacionalmente. “Esta é mais uma grande conquista para toda a comunidade acadêmica da Unifadra, que vem atuando, com os seus departamentos de ensino, pesquisa e extensão, para que a quantidade se eleve cada vez mais. Quando digo especial, é porque o Programa Parkinson não é somente uma fonte de estudo, mas um programa que demonstra nitidamente a qualidade do trabalho realizado pelas professoras responsáveis e seus monitores e um exemplo de amor ao próximo, pois cada conquista dos pacientes é comemorada com imensa alegria por todos os envolvidos”, ressalta Daniela.

Programa Parkinson

O Programa Parkinson é realizado desde 2018 por meio de uma parceria entre a Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), mantenedora da Unifadra, com a Prefeitura Municipal de Dracena (Secretaria Municipal de Saúde). Atende gratuitamente pacientes com doença de Parkinson, oferecendo atividades físicas e apoio psicológico. Acompanhe as novidades do programa em: https://www.instagram.com/parkinson.unifadra

O Grupo de Estudo e Pesquisa Multidisciplinar em Atividade Física e Saúde (GEPEMAFS - Unifadra) estuda a interação entre atividade física e saúde e desenvolve programas de atividade física por meio de projetos de extensão do curso de Educação Física da Unifadra - em especial o Programa Parkinson. O grupo é liderado por uma docente do curso de Educação Física e conta com a participação de discentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Medicina da Unifadra.

Sociedade Internacional de Parkinson e Distúrbios do Movimento

A International Parkinson and Movement Disorder Society (MDS) é uma sociedade profissional de médicos, cientistas e outros profissionais de saúde interessados na doença de Parkinson, distúrbios neurodegenerativos e neurodesenvolvimentais relacionados, distúrbios hipercinéticos do movimento e anormalidades no tônus muscular e controle motor. A assistência de seus membros permite à MDS educar e informar outras pessoas ao redor do mundo sobre as últimas notícias, pesquisas e avanços nos distúrbios do movimento. Saiba mais: https://www.movementdisorders.org

A MDS organiza congressos internacionais desde 1990. Cada congresso internacional oferece um fórum educacional para discussão clínica e básica sobre uma variedade de distúrbios do movimento, incluindo apresentações de pesquisas atuais e tratamentos disponíveis. O objetivo do evento é compartilhar ideias, estimular o interesse entre todos os envolvidos no cuidado e na pesquisa de distúrbios do movimento, participar das atividades do MDS e promover a disciplina clínica e científica relacionada. Saiba mais: https://www.mdscongress.org