Setembro Amarelo: Unifadra convida para a live de prevenção e posvenção do suicídio

16/09/2021

O departamento de Psicologia da Unifadra está promovendo uma conscientização sobre o Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio. No dia 30 de setembro, às 19h10, realizará a live “Prevenção e posvenção do suicídio”, tendo como convidadas duas psicólogas que atuam com temas relacionados ao comportamento suicida e ao luto. O evento é aberto ao público, com participação gratuita e emissão de certificado.

Mariele Rodrigues Correa é uma das psicólogas convidadas e atua principalmente nas áreas de envelhecimento humano, processos de luto e finitude. Ela é mestra e doutora em Psicologia pela Unesp, além de ser professora dos cursos de graduação e pós-graduação dessa área na universidade, no campus de Assis.

Já a segunda convidada é Ana Vitória Salimon Santos, uma das articuladoras da Rede Promover Vida, que realiza ações de promoção de saúde, prevenção, posvenção e intervenção em comportamento suicida e outras violências. Com vasta experiência em Psicologia Clínica e Social, ela atua principalmente em questões relacionadas à adolescência, ao desenvolvimento humano, comportamento suicida, tratamento e prevenção em Psicologia. Ana Vitória é psicóloga, psicopedagoga e está cursando o doutorado na Unesp, onde também se tornou mestra em Psicologia. Além disso, é a responsável técnica e coordenadora do Serviço-Escola de Psicologia, supervisora de estágios profissionalizantes e professora titular do Centro Universitário de Adamantina.

Segundo os organizadores, a live é uma oportunidade de esclarecer o conceito de posvenção, que se relaciona a todo o cuidado prestado àquelas pessoas enlutadas por um suicídio (desde cuidados emocionais, ações de prevenção de possíveis complicações do processo de luto e de promoção de saúde mental).

A Profa. Dra. Alessandra de Arriba Rossetto é a coordenadora do evento e ressalta que “o suicídio é um grave problema de saúde pública, que envolve fatores de risco e de proteção complexos, com múltiplas determinações, podendo ser prevenidos por meio de intervenções adequadas. O suicídio, que já foi um tema tabu, ainda enfrenta grandes desafios de identificação precoce e tratamento adequado pelo preconceito de se faltar sobre o tema e também pela falta de informação. A campanha Setembro Amarelo, incentivada pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de conscientizar sobre a valorização da vida e reforçar como é essencial conversar sobre o assunto, buscar ajuda e, principalmente, oferecer a assistência necessária”.

Andrea Frizo de Carvalho Barbosa, coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra, ressalta: “essa live reitera o compromisso do curso de Psicologia da Unifadra com a formação profissional e com reflexões fundamentais para promoção, prevenção e cuidados relacionados à saúde mental da população. Assim, teremos um imenso prazer em receber a todos, acadêmicos e comunidade, para participar desse momento conosco”.

O evento terá uma abertura cultural com a participação do psicólogo Gabriel Módolo e da acadêmica Jéssica Jonas de Souza, do 10º termo do curso de Psicologia.

Live: Prevenção e posvenção do suicídio
Conscientização sobre o Setembro Amarelo
Psicólogas convidadas: Profa. Dra. Mariele Rodrigues Correa (Unesp - Assis) e Profa. Ma. Ana Vitória Salimon Santos (UniFAI)
Quando: 30/09, às 19h10
Assista em: https://youtu.be/w4KrQhY4MsY
Haverá emissão de certificados.