Profissional de Educação Física tem atuação cada vez mais diversificada

06/10/2021

“O profissional de Educação Física tem uma área muito abrangente de trabalho. Há algumas décadas, a Educação Física era uma área mais limitada e o profissional era instrutor de academia, de corrida, de ginástica ou professor de escola. Hoje, ele está inserido no mercado de trabalho em qualquer grupo etário, desde crianças a idosos, dentro e fora da escola, e há possibilidade de trabalho em praticamente qualquer lugar, como hospitais e empresas”, destaca a Profa. Dra. Denise Bueno, coordenadora do curso de Educação Física da Unifadra Dracena.

Por um lado, esta maior abrangência se deve à Lei Federal nº 9696, de 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

“Há possibilidade de se trabalhar em empresas, com ginástica laboral, e hoje é muito forte a atuação do profissional de Educação Física dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), que há alguns anos não existia”, ressalta a Profa. Dra. Denise.

“A arbitragem de todos os esportes é feita por um profissional de Educação Física formado. É possível também trabalhar em academias, como personal trainer, fisiologista, treinador/preparador esportivo, como recreacionista em clubes esportivos, spas, hotéis-fazenda, clínicas, estúdios, mas também em projetos na área da saúde, programas de reabilitação, entre tantas outras áreas, junto com outros profissionais da saúde”, ressalta.

Por outro lado, o profissional de Educação Física ficou em evidência com a pandemia, pois sua atuação une os benefícios da prática de atividade física regular para a promoção do bem-estar, prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis (doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e câncer de cólon), além de fortalecer o sistema imunológico.

A coordenadora Denise aponta que, neste novo cenário, muitos profissionais conseguiram se reinventar e desenvolveram atividades adaptadas para serem realizadas à distância. Além disso, pontua que pessoas que sofreram com a Covid-19 têm procurado os profissionais de Educação Física para a reabilitação muscular (atuando juntamente com fisioterapeutas nesse processo).

A Educação Física visa, em geral, à educação do corpo e à promoção da saúde física e mental. Para quem se interessa pela área, na Unifadra os alunos têm a possibilidade de participar de projetos de extensão que oferecem atividades físicas a pacientes do SUS, como por exemplo os projetos Viva a Vida (pacientes hipertensos e diabéticos) e Programa Parkinson (pacientes com a doença de Parkinson), que são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Dracena e a Secretaria Municipal de Saúde.

“Os alunos começam a atuar na prática, desenvolvendo e comandando as aulas e aprendendo a desenvolver projetos deste tipo. São eles que propõem as soluções para os problemas do dia a dia e lidam com os pacientes como em um estágio, porque eles vivenciam a prática”, destaca a Profa. Dra. Denise, que também é coordenadora dos dois projetos na Unifadra.

Faça Educação Física na Unifadra!

O Vestibular 2021 da Unifadra Dracena está com inscrições abertas até 27 de outubro. O candidato pode optar por uma das três formas de ingresso: 1. usar a nota do ENEM, 2. fazer o vestibular agendado presencial ou 3. realizar a prova on-line.

Não esqueça!
Inscrição: até 27/10 pelo site: www.fundec.edu.br/unifadra/vestibular

Matrícula: até 29/10, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30
Benefício: isenção da taxa de matrícula e 20% de desconto nas mensalidades do curso escolhido