Programa Parkinson da Unifadra será apresentado no Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde

O Congresso é bienal e promovido pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde
12/11/2021

Entre os dias 16 e 19 de novembro, será realizado o 13º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS). O evento é considerado um dos maiores do Brasil na área de atividade física e saúde. No dia 18, às 10h, a Unifadra participa do congresso apresentando os resultados de uma solução proposta no Programa Parkinson para continuar apoiando os pacientes no período em que as atividades presenciais foram suspensas pela pandemia da Covid-19.

Esta solução foi a implantação de um "Guia de exercícios domiciliares" no período de isolamento social, a fim de oferecer uma opção de atividade física domiciliar segura e prática aos pacientes do programa - elaborado pelo GEPEMAFS (equipe multidisciplinar dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Medicina da Unifadra), grupo responsável pela realização do Programa Parkinson.

Segundo a Prof. Dra. Denise Rodrigues Bueno, coordenadora do Programa Parkinson e do GEPEMAFS, “observamos que durante o isolamento, o Guia e as atividades à distância trouxeram retornos positivos, com boa contribuição para a melhora na qualidade de vida. Um trabalho de conclusão de curso conduzido no projeto mostrou boa adesão ao Guia”. Além disso, ressaltou que “o Projeto Parkinson se mostra como uma alternativa de intervenção não medicamentosa para melhora da funcionalidade, de interação social e lazer. Com ele, notamos diferenças positivas nos testes motores dos pacientes, especialmente no teste TUG (Timed Up and Go)”.

O diretor acadêmico Enio Garbelini destaca que “o intercâmbio de importantes informações entre pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação proporcionado por este congresso nacional é essencial para viabilizar novas perspectivas para os profissionais das áreas de atividade física, bem como para promover o desenvolvimento da saúde”.

“Parabenizamos os acadêmicos e a equipe do Programa Parkinson da Unifadra pela participação em mais um relevante congresso, com a exposição do trabalho ‘Programa Parkinson: antes e durante a pandemia da COVID-19’ (RU-625) no evento: Prof. Dra. Denise Rodrigues Bueno, Profa. Ma. Luciana Sanae Ota e o estudante de Medicina Leonardo Medeiro Oliveira”.

Programa Parkinson

O Programa Parkinson é realizado desde 2018 por meio de uma parceria entre a Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), mantenedora da Unifadra, com a Prefeitura Municipal de Dracena (Secretaria Municipal de Saúde). Atende gratuitamente pacientes com doença de Parkinson, oferecendo atividade física e apoio psicológico, a fim de observar os efeitos na funcionalidade, saúde e qualidade de vida dos indivíduos com a doença. Realizado em duas sessões semanais de 60 minutos, durante todo o ano, o trabalho consiste em atividades de marcha, coordenação, flexibilidade, força, equilíbrio e controle postural. Acompanhe as novidades do programa em: https://www.instagram.com/parkinson.unifadra

GEPEMAFS

O Grupo de Estudo e Pesquisa Multidisciplinar em Atividade Física e Saúde (GEPEMAFS) estuda a interação entre atividade física e saúde e desenvolve programas de atividade física por meio de projetos de extensão do curso de Educação Física da Unifadra - em especial o Programa Parkinson. O grupo é liderado por uma docente do curso de Educação Física e conta com a participação de discentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Medicina da Unifadra.