Docente da Unifadra é uma das autoras do Guia Prático de Prescrição de Exercício Físico para Grupos Especiais

A Profa. Dra. Iara Buriola Trevisan trata do tema “Exercício físico e doenças respiratórias”
17/11/2021

Lançado recentemente pela Editora CRV, o Guia Prático de Prescrição de Exercício Físico para Grupos Especiais é uma obra organizada em 10 capítulos escritos por pesquisadores, cada um dentro de sua especialidade, e foca a atividade física e o exercício como forma de alcançar e manter a saúde. A Profa. Dra. Iara Buriola Trevisan, docente da Unifadra Dracena, participa do livro tratando do tema “Exercício físico e doenças respiratórias”, juntamente com Juliana Souza Uzeloto.

Organizado por Nancy Preising Aptekmann, este guia aborda a relação entre o exercício e outros fatores como a gestação e as doenças comuns na população. De maneira muito detalhada, os autores tratam como a prática dirigida do exercício físico pode prevenir e auxiliar no tratamento de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, doenças respiratórias, renais, psiquiátricas e câncer, além de outras doenças comuns ao envelhecimento.

Iara Buriola Trevisan e Juliana Souza Uzeloto, no capítulo 7, apontam o exercício físico como uma ferramenta crucial para o tratamento de doenças respiratórias. As autoras evidenciam a importância da avaliação nesta população, sugerindo diversas ferramentas para avaliar a capacidade funcional, a força muscular periférica e respiratória, além dos sintomas de dispneia e fadiga. Elas ressaltam que uma avaliação direcionada ajuda no planejamento para prescrever o exercício físico, seja aeróbio, resistido e/ou respiratório, de acordo com as evidências científicas da área. Além disso, também descrevem uma breve explicação sobre as principais pneumopatias.

Iara Buriola Trevisan é docente da Unifadra e tutora no curso de Medicina, além de docente no CEP/UME. Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Adamantina (2012), ela é mestra em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia pela FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente (2016) e doutora em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia pela FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente (2019). Suas linhas de pesquisa incluem temas como tabagismo, atividade física, sono, poluição atmosférica, cortadores de cana-de-açúcar, inflamação nasal e sistêmica.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabeniza a Profa. Dra. Iara Buriola Trevisan e demais autores do Guia pela relevância do trabalho, principalmente pelo tema abordado “Exercício físico e doenças respiratórias”, tão importante durante a pandemia e pós-pandemia que estamos vivendo.

Lançamento: Guia Prático de Prescrição de Exercício Físico para Grupos Especiais
Organizadora: Nancy Preising Aptekmann
Ano de edição: 2021 - Editora CRV