Acadêmicos da Unifadra publicam trabalho no livro Casos Clínicos Comentados em Ginecologia e Obstetrícia

As estudantes do 5º ano de Medicina foram orientadas pelo Prof. Esp. Manoel Carlos Melillo Felzener
29/11/2021


Lançado pela editora Atheneu, o livro Casos Clínicos Comentados em Ginecologia e Obstetrícia é voltado a exercitar o raciocínio clínico do leitor, testar o seu grau de conhecimento frente aos temas apresentados e motivá-lo ao estudo e à atualização.

O caso 35 da seção de Ginecologia, Doenças Malignas da Mama, foi escrito pelas alunas do curso de Medicina da Unifadra Dracena Letícia Caroline Pattini Gavioli, Marcela Schwam e Valentina Lacerda de Oliveira Gregolin, sob a orientação do Prof. Esp. Manoel Carlos Melillo Felzener.

Segundo o orientador, as alunas relataram o caso de maneira esmiuçada e didática, abordando desde o diagnóstico da paciente até o tratamento final, e apontaram o embasamento para as decisões que conduziram ao resultado alcançado.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabeniza as alunas e o Prof. Esp. Manoel Carlos Melillo Felzener, além dos demais autores, pela relevância do trabalho. “Essa publicação valoriza as pesquisas dos acadêmicos e contribui para a formação dos futuros profissionais, bem como incentiva a atualização de quem já atua na área de Ginecologia e Obstetrícia”.

No prefácio, o Prof. Dr. Jorge Rezende Filho, livre-docente em Clínica Obstétrica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), ressalta que o livro compila casos clínicos escritos por acadêmicos de Medicina, cursando diversos períodos, de cerca de 20 faculdades brasileiras. Além disso, os textos estão “sempre acompanhados de uma discussão ao final, reforçando os pontos mais importantes, o diagnóstico provável, os diagnósticos diferenciais e a conduta de acordo com as diretrizes mais recentes” da prática médica.

Voltado a estudantes de graduação de Ginecologia e Obstetrícia, residentes e candidatos a concursos médicos, a obra também objetiva a atualização e a reciclagem de profissionais que trabalham em Prontos-Socorros e Unidades Básicas de Saúde.

O livro é organizado em duas seções (48 casos clínicos em Ginecologia e outros 51 em Obstetrícia) e apresenta 8 editores e 208 colaboradores, trazendo 233 questões de múltipla escolha e respostas comentadas.

Lançamento: Casos Clínicos Comentados em Ginecologia e Obstetrícia
Editores: Hélio Haddad Filho, Yara Lucia Mendes Furtado de Melo, Agnaldo Lopes da Silva Filho, Aljerry Dias do Rêgo, Fernanda de Souza Hopf, Juliana Carrara Lombardi, Bruna Carrara Lombardi e Islan da Rocha.
Ano de edição: 2021 - Editora Atheneu
Número de páginas: 622

Manoel Carlos Melillo Felzener
Graduado em Medicina pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas). Residência Médica em Ginecologia/Obstetrícia pela Maternidade Albert Sabin, Campinas/SP. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO). Residência Médica em Mastologia pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC-SP). Título de Especialista em Mastologia (TEMA). Mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Letícia Caroline Pattini Gavioli
Acadêmica de Medicina na Unifadra Dracena. Membro fundador das Ligas Acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO), de Medicina Legal e Perícia Médica (LAMELP) e de Urologia (LAU) de Dracena. É presidente da LAGO, foi secretária da LAMELP e tesoureira da LAU.

Marcela Schwam
Acadêmica de Medicina na Unifadra Dracena. Membro fundador das Ligas Acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO), de Urologia (LAU) e de Cirurgia Geral (LACG) de Dracena. É vice-presidente na LAGO, tesoureira na LACG e diretora científica na LAU.

Valentina Lacerda de Oliveira Gregolin
Acadêmica de Medicina na Unifadra Dracena. Membro fundador das Ligas Acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO), de Neurologia e Neurocirurgia (LNN) e de Clínica Médica (LACM) de Dracena. Foi diretora da LAGO, presidente da LNN e da LACM, além de monitora de Histologia (2019) e diretora fundadora da Associação Atlética Acadêmica de Medicina de Dracena (AAAMD).


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA