Alunos do Anglo-CID se destacam em Congresso de Iniciação Científica Júnior

15/12/2021

Os alunos do 2º ano do ensino fundamental do Anglo-CID Felipe Alexandre de Souza Queiroz e Lucas Júlio Araújo se destacaram no 14º Congresso de Iniciação Científica Júnior (CIC Júnior) do Centro Universitário de Adamantina - UniFAI, realizado de forma on-line nos dias 19 a 21 de outubro.

O CIC Júnior é um congresso direcionado a estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico e o trabalho apresentado por Felipe e Lucas intitulado “Eficiência da armadilha ‘mosquitoeira’ no combate ao mosquito Aedes Aegypti utilizando garrafa PET” foi considerado o melhor do Ensino Fundamental I (que engloba do 1º ao 6º ano). Os garotos foram orientados pelo professor da Unifadra Esp. Alexandre de Queiroz e receberam um certificado e a Menção Honrosa do evento.

Queiroz enfatiza que “esse tipo de participação, nos anos iniciais da educação básica, estimula os alunos a desenvolverem senso crítico e interesse pela pesquisa, o que é muito importante para definir suas personalidades acadêmicas futuras”.

Ele ainda esclarece que os alunos testaram a armadilha criada na UFRJ por Antônio C. Gonçalves Pereira, que depois foi generalizada com materiais recicláveis pelo pesquisador Prof. Dr. Maulori Curié Cabral. “Ela é simples e pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive por crianças. Consiste basicamente na reutilização de garrafas PET, um pedaço de tecido de microtule, fita adesiva, alpiste ou ração felina e água. Nossos alunos concluíram que essa armadilha é eficiente e pode ser espalhada em locais onde o mosquito se reproduz livremente, porque ela captura seus filhos (que acabam morrendo), o que diminui o risco de transmissão de doenças”, pontua o orientador dos garotos.

O professor Queiroz ainda relembra que, em 2020, os alunos Felipe e Lucas ficaram em terceiro lugar na categoria Fundamental I do CIC Júnior com a apresentação da maquete intitulada “Desmatamentos, queimadas, condições climáticas e biodiversidade”, que contou com a participação do aluno Arthur Alexandre de Souza Queiroz.

A diretora do Anglo-CID Eulália Pires Fava parabenizou os alunos e seus responsáveis pela iniciativa e pela participação no CIC Júnior e ressaltou que “a criança também aprende por meio de atividades práticas, experimentos, concursos e congressos. É um orgulho para nosso colégio ter crianças que se dedicam a este tipo de atividades e aprendizado”.