Anglo-CID Dracena realiza solenidade de formatura

03/01/2022

A Escola “Prof. Gumercindo Corrêa de Almeida Moraes”, Colégio Anglo-CID de Dracena, realizou a cerimônia de conclusão de curso dos alunos da 3ª série do Ensino Médio na noite de 16 de dezembro. O evento foi realizado no Ginásio Galenão, na Fundec, com público restrito e transmissão ao vivo pelo YouTube. A solenidade pode ser conferida na íntegra pelo canal da Fundec em: https://youtu.be/Ng7RolOYAyo .

A mesa de honra foi composta pelo vice-presidente do Conselho de Curadores da Fundec Jovacil Dias; pelo diretor executivo da Fundec Edson Kai; pela diretora do Colégio Anglo-CID Eulália Pires Fava; pelo patrono dos formandos Prof. Esp. Rubens Rollo Cavallin Junior e pelo paraninfo Prof. Me. Marco Aurélio Tavares.

A solenidade contou com discursos, juramento e a homenagem dos formandos em memória da vice-diretora Tatiana Froio, que foi dedicada e entregue à sua família. A lembrança da amiga e vice-diretora marcou todos os discursos do evento.

O patrono Prof. Esp. Rubens Rollo Cavallin Júnior, educador físico, se dirigiu aos alunos e ressaltou que, por meio dos vários jogos feitos ao longo dos anos, ele conseguiu apresentar “a importância dos valores: a honestidade às regras, a coragem, paciência, iniciativa, autocontrole, confiança, empatia, respeito e trabalho em equipe. Tenho certeza de que serão excelentes profissionais, mas nunca se esqueçam de ser seres humanos fantásticos! Sei que precisamos de dinheiro, mas não deixem se iludir por isso. Continuem tendo atitudes que possam mudar as pessoas ao seu redor e a comunidade onde estarão inseridos”.

O paraninfo Prof. Marco Aurélio Tavares falou com a turma reconhecendo “o esforço e a dedicação de cada um durante toda a caminhada escolar, especialmente nos dois últimos anos, de tantos obstáculos e desafios, dificuldades e superação por conta da pandemia, que pegou todos de surpresa”. Ele ainda citou cada um de seus alunos e relembrou os momentos que passaram juntos.

A aluna Gabriela Scatulin Santos conduziu o juramento e os oradores da turma foram os alunos Maria Eduarda Munis Rodero e Gabriel Silva Alencar. No discurso de despedida, eles ressaltaram "os longos 12 anos de uma difícil e emocionante caminhada, que agora não parecem assim tão longos" e homenagearam aqueles que os "guiaram e instruíram durante todos estes anos, sempre trazendo conhecimento e se esforçando ao máximo para entregar conteúdos escolares de qualidade e também dando dicas muito úteis para a vida em si". Comentaram sobre a cápsula do tempo da turma, que deverá ser aberta daqui 20 anos, e lembraram das professoras do 1º e 2º ano do ensino fundamental Terezinha e Tatiana, que não estão mais presentes fisicamente, mas deixaram muitos ensinamentos e memórias inesquecíveis. Em especial, homenagearam Tatiana que, depois de professora, os acompanhou como vice-diretora do Anglo-CID até 2021.

"Sua partida nos desnorteou. Seria o fechamento de um ciclo tão lindo e trabalhoso que você ajudou a construir e guiar. Sabemos que você está torcendo por cada um de nós e sabe que todos nós aqui temos um pedacinho seu no coração. Fique tranquila, tudo correu melhor do que o esperado. Chegamos até aqui. Agora, com sua voz nos dizendo para fazer o nosso melhor e ultrapassar nossos limites, alcançaremos o mais alto patamar. Sem você isso seria impossível. A você, Tati, nosso mais especial e sincero obrigado. À família Froio, que está presente aqui, recebam com muito carinho nossas condolências e uma singela homenagem a esta mulher muito querida por todos".

Edson Kai, diretor executivo da Fundec, ressaltou o agradecimento aos pais, relembrando que em 2018 eles aceitaram uma nova forma de ensino que estava sendo oferecida pelo Sistema Anglo por meio da ferramenta Plurall, que depois foi fundamental para o Colégio Anglo-CID manter a qualidade de ensino durante a pandemia. “Em função desse preparo em 2018, o que vínhamos fazendo com o aceite dos pais e dos alunos e o trabalho dedicado de nossos professores, nossa escola pôde seguir com qualidade de ensino na pandemia e isso foi o diferencial da escola, reconhecido em nossa comunidade. Queremos agradecer muito e de coração a todos vocês por terem nos ajudado a passar por este momento difícil". O diretor executivo ainda afirmou que "vamos dar continuidade a estas novas metodologias educacionais" e desejou “sucesso para os alunos que agora nos deixam e vão para seu trabalho na área superior. Vocês podem sempre contar conosco, em todos os momentos”.

Eulália Pires Fava, diretora do Colégio Anglo-CID, parabenizou os alunos, pais, professores e todos que fazem parte da equipe Anglo. Em sua mensagem aos alunos, ressaltou: “que vocês tenham coragem, perseverança e sabedoria para que vocês possam conquistar tudo aquilo que desejam. Continuem se dedicando. Sejam seres humanos que façam a diferença por onde passarem e com quem vocês estiverem. O sucesso pertence àqueles que batalham e vocês são batalhadores. Para nós do Anglo-CID fica a certeza de que contribuímos para o crescimento de cada um. Estaremos aqui para recebê-los com todo carinho. Não se esqueçam de nós, nos visitem. Estaremos sempre aqui para acolher cada um de vocês”.