Auxiliares e técnicos em Enfermagem são profissionais requisitados na Santa Casa de Dracena e outros hospitais da região

Carência de profissionais e empregabilidade em alta continuam sendo indicadores de uma carreira promissora para quem apostar em formação na área de Enfermagem, em especial, no caso de auxiliares e técnicos
08/02/2022


A pandemia trouxe inúmeros desafios e muitos deles exigiram soluções imediatas, que acabaram gerando novas oportunidades. Foi assim, principalmente, na área de Saúde, e a Santa Casa de Dracena vive o reflexo disso em seu quadro de funcionários.

Segundo Alessandro Mendes, superintendente da Santa Casa de Dracena, “constantemente temos contatos com outros administradores, diretores e gerentes de unidades hospitalares e temos recebido informações que a falta de profissionais auxiliares de Enfermagem tem sido a maior preocupação dos gestores de hospitais”, revela.

Em parte, o  aumento nas contratações de profissionais de Enfermagem nos últimos dois anos se deve à pandemia de Covid-19, com a implantação de leitos de UTI e Enfermaria Covid. No caso da Santa Casa de Dracena, há ainda a dimensão do hospital (o segundo maior da DRS-11, atrás apenas do hospital de Presidente Prudente) e, também, um processo de expansão/crescimento em andamento.

“Estamos ampliando nossa oferta de serviços e um deles é o aumento de vagas para pacientes que necessitam de tratamento de hemodiálise. Está em construção o novo prédio que será disponibilizado para essa prestação de serviço, passando dos atuais 110 pacientes para 150 pacientes”, ressalta o superintendente.

“São muitas as oportunidades criadas e ainda temos a necessidade de contratação de funcionários para reposição daqueles profissionais que se dedicaram a vida toda aos pacientes e alcançaram a tão sonhada aposentadoria”, ressalta Mendes.

Para entender a preocupação do superintendente, saiba que o corpo de Enfermagem da Santa Casa atua em três funções: a) auxiliar em Enfermagem; b) técnico em Enfermagem e c) enfermeiro. Além disso, o hospital conta com 177 profissionais da área de Enfermagem, 96 médicos das mais variadas especialidades e 25 paramédicos em seu quadro de funcionários. A Enfermagem representa 46% dos funcionários de todo o hospital (quase a metade). Isso sem falar dos profissionais de Enfermagem na unidade filial que a OSS – Santa Casa de Dracena administra: o AME – Ambulatório Médico de Especialidades “Dr. Francisco de Assis Martucci”.

VAGAS ABERTAS

Neste momento, a Santa Casa de Dracena está com processo seletivo em andamento para contratação de profissionais auxiliares em Enfermagem. Para quem se interessou, mas ainda não possui formação, o superintendente Alessandro Mendes dá a dica:

“A Santa Casa de Dracena tem realizado contratações de auxiliares em Enfermagem frequentemente, então podemos dizer que o mercado de trabalho existe, mas nos faltam profissionais. A pessoa que escolhe a profissão de Enfermagem tem que ter um dom que esta profissão exige, que é prestar relevantes serviços àqueles que necessitam, cuidando da saúde com muita dedicação e carinho, mas também precisa buscar conhecimentos e construir uma formação sólida para se tornar um bom profissional na área”, finaliza o superintendente.

ONDE CURSAR

O CEP/UME tem excelência na formação dos profissionais auxiliar e técnico em Enfermagem. As matrículas estão abertas!
Informações: (18) 3821-9004 | (18) 99802-1237
https://fundec.edu.br/tecnico/cursos

Julia Portari, diretora do CEP/UME, ressalta que a formação técnica “é a que mais rapidamente possibilita ao aluno conseguir se inserir no mercado de trabalho” e ressalta que “a escola se preocupa com a formação de cidadãos críticos, criativos e participativos, capazes de interagir humana e profissionalmente com uma sociedade em constante processo de desenvolvimento tecnológico”.

Segundo a diretora, no caso do auxiliar/técnico em Enfermagem, o curso possibilita a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados ao processo produtivo em Saúde, com vistas à promoção da qualidade no atendimento e no trabalho. As aulas teóricas e práticas preparam o aluno para maior oportunidade de empregabilidade/laboralidade, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação de qualidade.

“Temos como objetivo formar profissionais com visão crítica e contextualizada, para atuar como integrante de uma equipe, em diferentes níveis de atenção à saúde, especialmente com pacientes graves e/ou com demandas especiais, atuando com ética e profissionalismo”, finaliza a diretora.

Conheça um pouco sobre os cursos do CEP/UME nos minicursos gratuitos que serão realizados nos dias 8 e 9 de fevereiro. Saiba mais em: https://forms.gle/8QV4tYJUJVP4s7CEA

Aprenda as técnicas para fazer uma boa imagem na área de Radiologia (08/02, às 20h)
A Covid-19 reafirmou a importância dos profissionais de Saúde e a Radiologia ficou em evidência para o diagnóstico e tratamento de doenças
- Prof. Jair Kazuo Mitami, técnico em Radiologia com 20 anos de experiência

Aprenda as técnicas de primeiros socorros (09/02, às 20h)
Entenda a valorização dos profissionais auxiliar e técnico em Enfermagem neste momento de pandemia
- Profa. Aline Dias Pereira Herreira, enfermeira, especialista em Saúde da Família
- Alessandro Mendes, superintendente da Santa Casa de Dracena
 

PROFISSÃO E CARREIRA

Aos 38 anos, Ismael Fabiano Batista é hoje o gerente de Enfermagem da Santa Casa de Dracena (o segundo maior hospital da DRS-11, atrás apenas do de Presidente Prudente). Acumulando experiência ao longo de seus 15 anos de profissão, ele fala um pouco sobre sua carreira e a profissão que escolheu.

“Iniciei minha profissão como auxiliar de Enfermagem e passei a enfermeiro, formado em 2008 na 2ª turma de Enfermagem da Unifadra Dracena. Posso afirmar que tive uma educação de qualidade, e aplico o que aprendi diariamente na minha profissão. Isso faz toda diferença.”

O que pode fazer um enfermeiro

“Atuei em diversos setores dentro da Santa Casa, passei pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), clínica médica e cirúrgica e pediatria. Agora sou gerente de Enfermagem neste hospital e coordeno 13 setores e um total de 177 colaboradores divididos em auxiliares de Enfermagem, técnicos de Enfermagem e Enfermeiros.

Sou responsável pela coordenação dos serviços de Enfermagem, monitorando o processo de trabalho para o cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais; distribuição e controle de tarefas; elaboração da escala mensal e diária dos funcionários; acompanhamento das ações de enfermagem na padronização de normas e procedimentos internos e elaboração de manuais e protocolos, que visam garantir a qualidade da assistência aos pacientes e familiares. Na área de Enfermagem, também acompanhamos a manutenção dos equipamentos médicos hospitalares e demais recursos da Santa Casa.”

Oportunidades

“A Enfermagem é uma profissão essencial no processo do cuidado ao paciente e vem cada vez mais se aperfeiçoando e se modernizando. Inclusive, existem setores mais complexos que demandam uma maior tecnologia a ser empregada em benefício do paciente, por isso a importância de uma formação com qualidade.

As oportunidades na área de Enfermagem são inúmeras, não se limitam apenas ao ambiente hospitalar. Além disso, hoje há uma extensa demanda para cuidados de pacientes em domicílio ou em asilos, dentre outros, em que auxiliares e técnicos em Enfermagem ou enfermeiros são os profissionais que deverão atuar”, finaliza Ismael Fabiano Batista, gerente de Enfermagem da Santa Casa de Dracena.


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA