Docente da Unifadra conclui Mestrado - Prof. Alexandre Antonio Gonçalves

16/03/2022

O docente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifadra Dracena Prof. Alexandre Antonio Gonçalves fez sua apresentação de defesa no dia 10 de março e concluiu o Mestrado em Ciência da Computação pela Unesp de Presidente Prudente.

Com a dissertação "Uso de metodologias ativas para o ensino de programação orientada a objetos", o docente foi orientado pelo Prof. Dr. Danilo Medeiros Eler.

Na banca de avaliação, estiveram presentes o Prof. Dr. Jorge Marques Prates (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e o Prof. Dr. Celso Olivete Junior (Departamento de Matemática, Estatística e Computação / Unesp de Presidente Prudente).

Segundo Alexandre Gonçalves, seu projeto apresenta as dificuldades encontradas por instituições de ensino superior para ensinar alunos de cursos na área de tecnologia a aprenderem os princípios de Programação Orientada a Objetos. Faz também uma explanação sobre alguns conceitos do processo de ensino e destaca a grande desmotivação que ocorre nos alunos durante os estudos, acarretando em grandes números de reprova e desistências.

“Baseado na taxonomia revisada de Bloom, juntamente com algumas metodologias ativas de ensino e com o apoio do RoboCode, que é um jogo e uma ferramenta de desenvolvimento de software que auxilia no processo de aprendizagem do aluno de forma divertida, foi planejado um método de ensino com o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvessem habilidades teóricas e técnicas sobre Programação Orientada a Objetos, despertasse o interesse pela pesquisa e que não perdessem o foco utilizando metodologias que mantivessem os alunos sempre engajados, fazendo com que eles sejam um agente ativo em seu processo de aprendizagem”, revela o Prof. Alexandre.

O trabalho foi submetido à Revista Ibero-Americana de Tecnologias de Aprendizagem (IEEE-RITA), que é uma publicação da IEEE Education Society (IEEE EdSoc), que abrange aplicações tecnológicas e pesquisa em educação, incluindo design e pesquisa em novas ferramentas que se concentram no ensino e na aprendizagem. Trata-se de uma revista que revisa os artigos por pares, que cobre pesquisas no ambiente IEEE dentro de Engenharia Elétrica, Tecnologia Eletrônica, Telecomunicações e Ciência da Computação. Seu trabalho poderá ser publicado em forma de artigo.

A direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam o professor Alexandre Antonio Gonçalves pela conquista e ressaltam a importância da busca contínua do conhecimento para seu crescimento pessoal, bem como para a Instituição, que passa a contar no seu corpo docente com profissionais titulados, cada vez mais qualificados e sempre atualizados, contribuindo de forma significativa para o enriquecimento e o desenvolvimento do curso.

Edson Kai, diretor executivo da Fundec, mantenedora da Unifadra, parabeniza o docente e ressalta que “além da conquista do mestrado, o Prof. Alexandre traz para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas uma grande contribuição para as novas metodologias que estamos implantando e, principalmente, formas de combatermos a evasão de alunos em nossos cursos, sejam eles quais forem”.