Alunos da Unifadra participam de palestra sobre IoT

18/04/2022

Os alunos do 1º e 5º termos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifadra Dracena assistiram a uma palestra sobre Internet das Coisas (IoT) e suas tecnologias. O evento foi realizado no dia 30 de março, tendo como convidado o palestrante Daniel Sampaio Brazil, engenheiro de aparelhos IoT na Puloli, em São Francisco, Califórnia (EUA), e mestre em Internet das Coisas e comunicações sem fio pela Universidade Estadual de Nova York.

Segundo Alessandro Fornari, coordenador do curso, “esta palestra sobre IoT relacionou o aprendizado acadêmico com áreas de atuação, novas tecnologias, linguagens de programação vigentes, métodos e perfil profissional. Os alunos puderam explorar o vasto conhecimento do Daniel, que é um profissional que reside e trabalha nos Estados Unidos e atua desenvolvendo sistemas embarcados com sensores diversos e comunicações sem fio, fundamentais para a Internet das Coisas. Eles puderam esclarecer suas dúvidas sobre IoT e sistemas embarcados, além de conversar sobre outros assuntos como os desafios de trabalhar e morar fora do Brasil”, acrescentou o coordenador.

Para entender IoT

A Azure (Microsoft) define IoT como equipamentos, máquinas, produtos e dispositivos conectados à nuvem e equipados para coletar e transmitir dados com segurança. Além disso, indica que a Internet das Coisas não tem a ver apenas com dispositivos conectados, mas sim com as informações que esses dispositivos coletam e com os insights poderosos e imediatos que podem ser obtidos com essas informações para a resolução de problemas.

Por exemplo, ligar seu ar-condicionado pelo celular é uma facilidade, mas um dispositivo IoT deveria ler o clima em sua região e programar o ar-condicionado para ligar na temperatura mais adequada para este dia próximo ao horário que você costuma chegar em casa. Percebeu a diferença?!