Alunos de Enfermagem realizam palestra na Escola Alfredo Machado

25/04/2022

Os alunos do 7º termo do curso de Enfermagem da Unifadra Dracena, que estão realizando o internato em Saúde Coletiva, participaram do Dia da Saúde na Escola Alfredo Machado em Dracena.

Sob supervisão da Profa. Esp. Regiane Palomo Moraes, os acadêmicos realizaram uma palestra, no dia 7 de abril, para os alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, abordando o tema Saúde do Adolescente. Na ocasião, explicaram assuntos como: higiene corporal, infecções sexualmente transmissíveis e prevenção de gravidez na adolescência.

Segundo a professora Regiane, “este foi um momento único de interação com um público jovem e participativo, uma oportunidade ideal de nossos acadêmicos de Enfermagem participarem de ações educativas com a comunidade (escola). Atividades como esta são muito importantes porque, além do preparo teórico-científico com materiais ilustrativos, nossos alunos podem desenvolver a liderança e a comunicação coletiva, muito necessárias para o exercício da profissão de Enfermagem”.

A coordenadora do curso de Enfermagem Profa. Dra. Lilian Carla Ferrari Sossai Panicio ressalta que “as ações educativas desenvolvidas pelo Enfermeiro são fundamentais para a prevenção de agravos e para a promoção da saúde, além de colaborarem com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Poder falar com os adolescentes é uma forma de também impactar positivamente a família e a comunidade. O curso de Enfermagem da Unifadra estimula a realização de atividades dessa natureza, e envolve os alunos em rotinas que desenvolvam neles o senso de responsabilidade social, além de contribuir de forma direta com a promoção da saúde e a prevenção de doenças”.