Fera em Ação: projeto do Anglo-CID já apresenta bons resultados

Projeto tem facilitado a compreensão de conhecimentos teóricos, o que tem permitido aos alunos entenderem suas aplicações em atividades cotidianas
25/04/2022

Iniciado há apenas 2 meses como um projeto piloto no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, o Fera em Ação propõe aplicar metodologias ativas ao conteúdo das apostilas Anglo para ampliar este novo formato de ensino-aprendizagem no colégio Anglo-CID de Dracena - e já tem apresentado resultados positivos.

Segundo as coordenadoras do projeto, Amanda Matreiro e Rosana Ramos Socha de Araújo, os alunos têm mostrado muito interesse e empolgação durante as aulas, participam, opinam, argumentam e debatem, porque constantemente têm aulas de diferentes áreas que se relacionam com atividades diversas e se tornam muito mais interessantes.

Elas também relatam ter percebido que o aprendizado é significativo e, no momento de trabalhar os módulos das apostilas, os alunos já possuem pré-requisitos que os permitem compreender a utilidade dos conteúdos na vida diária.

As coordenadoras ressaltam que com o uso de variadas ferramentas presentes nas metodologias ativas, como aprendizagem em equipes, atividades maker, rotação por estações, debates, trabalho de campo, uso de tecnologia e portfólios, as atividades são uma verdadeira “mão na massa” e até os professores se sentem motivados, pois observam a produtividade de suas aulas.

Eulália Pires Fava, diretora do Anglo-CID, acrescenta que este projeto inovador está movimentando todo o ambiente escolar e despertando um novo sentido para a aprendizagem significativa dos alunos.

“Tem sido muito gratificante ouvir os relatos de professores e alunos, pois muitas novidades estão sendo trazidas para dentro da sala de aula. Os professores trabalham em duplas nessas aulas e fazem uma parceria pedagógica interessante com as diferentes disciplinas. O entusiasmo e a alegria durante essas aulas têm sido contagiante”, finaliza a diretora.

Como funcionam as aulas do Fera em Ação

O levantamento do conteúdo das apostilas Anglo é feito bimestralmente. A cada semana, os professores agrupam-se em duplas para relacionar duas ou mais áreas e compor a aula da semana seguinte. Assim, desenvolvem as atividades em conjunto, explorando as ferramentas de metodologias ativas. Além disso, procuram aplicar o conteúdo que será estudado pelos alunos em atividades do dia a dia, colocando o aluno como protagonista do processo.

Time de professores multiáreas: Amanda Matreiro (Matemática e Robótica), Cristhiane Fabro Flora (Linguagens), Jeisson Emerson Casimiro Ferrari (Ciências Físicas e Biológicas), Marcela Alexandra da Silva (Matemática), Nilton Cesar Pereira Pinto (Ciências Humanas e Espanhol), Nathalia Franscine Pinto (Ciências Humanas e Robótica), Ricardo Rodrigues Fortes (Ciências Humanas) e Tiago Breve da Silva (Ciências Físicas e Biológicas).

Exemplos de aulas

Veja na galeria de imagens como foram relacionadas as disciplinas e quais as atividades desenvolvidas.

1. Matemática, Geografia e Robótica
    Batalha naval: tabuleiro construído pelos alunos utilizando coordenadas cartesianas, coordenadas geográficas e robótica.

2. Química e Robótica
    Construção de pilhas de limão e batata e verificação da tensão gerada por cada uma delas.

3. Português e Biologia
    Etimologia dos nomes científicos: busca das origens dos nomes científicos de diversos elementos.

4. Ciências e História
    A função do historiador e do cientista na análise de fatos, por meio de pesquisa pelo prédio para coletar pistas sobre a história da escola.

5. Matemática e Linguagens
    Jogo da tabuada com resposta em vários idiomas.

6. História e Geografia
    A guerra na Ucrânia com debate dos fatos.

7. Linguagens e Robótica
    Produção de uma história, por meio de cards e peças das caixas usadas nas aulas de Robótica, com o sorteio do tempo, tipo de trama, personagens e local do acontecimento.

8. História e Química
    Produção de fatos históricos em cartazes, com o uso de tintas naturais como colorau, couve, carvão, entre outros.

9. Matemática e Arte
    A descoberta do número Pi, por meio de medidas de objetos circulares encontrados na escola, observando seu comprimento e diâmetro; elementos da circunferência com o uso de barbante.

10. Linguagens
    Falsos cognatos entre a língua portuguesa, inglesa e espanhola, com pesquisa nas plataformas da internet.

11. Linguagens e História
    Semana de Arte Moderna, abordagem da arte em temas históricos e questões sociais da atualidade.

12. Matemática e Ciências
    Transformações de medidas extremamente pequenas observando imagens no microscópio.

13. Ciências e Geografia
    Movimentação das placas tectônicas e a formação dos continentes representando as eras geológicas em um jogo de montagem com quebra-cabeça.

14. Matemática, Ciências Físicas e Biológicas
    Proporcionalidade por meio de situações-problema que visavam montar um cardápio adequado, observando as informações nutricionais e as particularidades de um paciente.

15. Matemática e Geografia
    Desvendando enigmas relacionando coordenadas geográficas, fusos horários, linha do tempo com números inteiros.

16. Matemática, História, Tecnologia
    Descobrindo a história do colégio em comemoração aos seus 50 anos, uso de fotografias para contar os fatos e aprender ângulos, resolução, pixels.