Fundec comemora 54 anos realizando a entrega das Condecorações de Mérito Educacional

13/05/2022

A Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) atua na área educacional desde o ano de 1968. Mantenedora das unidades escolares Anglo-CID, CEP/UME e Unifadra, neste dia 13 de maio, a instituição completa 54 anos de atividades e celebra a data com a entrega de sua mais alta honraria, a Condecoração de Mérito Educacional.

Em 2022, serão homenageadas 9 personalidades e a solenidade será realizada na noite de hoje (13), às 19h, no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves”. A cerimônia é presencial e a comunidade poderá acompanhar o evento no canal oficial da Fundec pela transmissão ao vivo no link: fundec.edu.br/cerimonia .

Até hoje, a Fundec entregou 54 condecorações como uma forma de reconhecimento e agradecimento a todos aqueles que contribuíram com a sua história, seja prestando relevantes serviços, formando parcerias ou apoiando projetos que levaram educação a milhares de pessoas. A condecoração é realizada de tempos em tempos e, nesta edição, vai agraciar:

Fernando Moraes - escritor, ex-diretor executivo da Funap (fundação que contribui para a reintegração social da pessoa privada de liberdade por meio do desenvolvimento de seu potencial como indivíduo e cidadão, ou seja, para a melhoria de suas condições de vida, oferecendo estudo, qualificação, aprendizado profissional e oportunidade de trabalho remunerado), que realizou parceria com a Fundec para ministrar cursos;
Marcus Frazão - juiz de Direito, idealizador do projeto “DNA Conciliado é Legal” (projeto premiado pelo Conselho Nacional de Justiça, que possibilitou a realização de exames de DNA gratuitos aos mais necessitados da região da Nova Alta Paulista, que não precisaram se deslocar para outros centros para passar pelo procedimento), que realizou parceria com a Fundec para viabilizar os exames pelos cursos de saúde da faculdade Unifadra;
Mauro Pereira - dracenense, ex-deputado federal pelo Rio Grande do Sul, que tem colaborado com demandas da nossa instituição tanto em Brasília quanto no seu estado de atuação, em especial, durante o período da pandemia;
Décio José Esteves - ex-presidente do Conselho de Curadores da Fundec (gestão 2017-2020), representando os dirigentes da fundação, que voluntariamente doam seu tempo e seu trabalho para o desenvolvimento da instituição;
Julia Portari - diretora do CEP/UME desde 2006, aluna da 1ª turma de Letras da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (que deu origem à Unifadra), com 44 anos de atividades voltadas ao ensino e relevantes serviços prestados à Fundec;
Neusa Franco Araújo - ex-professora do colégio Anglo-CID, que lecionou por 35 anos, e foi responsável pelos melhores índices no simulado do Sistema Anglo, em nível nacional, na disciplina de Geografia;
Enrico Misasi - deputado federal por São Paulo, que viabilizou emendas parlamentares para o desenvolvimento da Fundec e do curso de Medicina da Unifadra;
Rodrigo Parra - ex-presidente da Câmara Municipal de Dracena (mandato 2017-2018) e
Milton Polon - ex-presidente da Câmara Municipal de Dracena (mandato 2019-2020), ambos os vereadores representando todo o legislativo dracenense, que vem apoiando as atividades da Fundec, especialmente nos últimos 21 anos.

Durante a solenidade haverá a recepção dos convidados, a apresentação do Coral Unifadra e do vídeo comemorativo aos 50 anos do Colégio Anglo-CID, além dos novos vídeos institucionais da Fundec e das unidades mantidas pela instituição, seguidas pelo coquetel aos homenageados.

Paulo Sérgio Peres, presidente do Conselho de Curadores da Fundec, ressalta que “a Fundec é uma instituição alicerçada na confiança. Os homens e mulheres que, 54 anos atrás, a idealizaram, eram pessoas que verdadeiramente trabalharam para o bem comum e confiaram em seus ideais e sonhos.

Ao longo deste cinquentenário, muitos outros homens e mulheres probos, abnegados, embalados nos mesmos ideais, visando sempre o bem comum, confiantes, deram seus valorosos contributos à Fundec, tornando-a uma instituição forte. E instituições fortes constroem uma sociedade forte. A Condecoração de Mérito Educacional é uma forma de materializar o nosso reconhecimento a esses valorosos homens e mulheres”, finalizou.

Condecoração de Mérito Educacional

Criada em 2008 pela Direção Executiva da Fundec com o aval do Conselho de Curadores, essa Condecoração teve como primeira ação o reconhecimento aos fundadores/antecessores na comemoração dos 40 anos de história da Fundec (30 homenageados). Em 2018, foram homenageadas as pessoas que participaram das conquistas dos últimos 10 anos da instituição (23 homenageados). Em 2019, o jogador Edu Dracena, idealizador da Associação Proeduc (projeto social que levou a centenas de pessoas carentes a oportunidade de fazer um curso técnico no CEP/UME) também recebeu a condecoração.