Cerimônia de Condecoração de Mérito Educacional da Fundec é prestigiada pelo público


26/05/2022


A Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) comemorou seus 54 anos de atividades, no último dia 13 de maio, com a cerimônia de entrega da Condecoração de Mérito Educacional. A solenidade foi realizada no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves” e contou com cerca de 180 convidados, que prestigiaram os 9 homenageados do evento.

A mesa principal foi composta pelo presidente do Conselho de Curadores da Fundec Paulo Sergio Peres, pelo diretor-executivo da Fundec Edson Hissatomi Kai, pelo presidente da Câmara Municipal de Dracena Claudinei Milan Pessoa, pelo juiz diretor do Fórum de Dracena Marcus Frazão Frota, pelo deputado federal Enrico Misasi e pelo deputado estadual Reinaldo Alguz.

Após a abertura, o vereador Claudinei Milan parabenizou a Fundec e relembrou “os homens que já enxergavam longe e tinham preocupação com o crescimento e o desenvolvimento de nossa cidade e de toda a região” e a história de lutas e conquistas da instituição.

O deputado Reinaldo Alguz falou sobre o pioneirismo da Fundec na área educacional e destacou o início do trabalho das pessoas que se doaram e se dedicaram para que a instituição pudesse formar professores, que foram atuar em outras universidades, contribuindo com a educação regional e de outros estados.

Em seguida, a Fundec prestou as homenagens de reconhecimento e agradecimento aos homenageados, realizando a entrega da Condecoração de Mérito Educacional, sua mais alta honraria.

O deputado federal por São Paulo Enrico Misasi foi o primeiro a receber a medalha e, em sua saudação, destacou que “a Fundec se tornou uma instituição absolutamente fundamental. Não dá para pensar no desenvolvimento da Nova Alta Paulista sem pensar na Fundec. Isso é fruto de vidas dedicadas de professores, de administradores, de alunos e de funcionários e isso é fruto da visão de longo prazo de instituições, da união entre as pessoas. Quando eleito, assumi o compromisso de trabalhar pela região e a gente está cumprindo isso. Muito foi feito, mas ainda não é suficiente, não está bom ainda. Queremos efetivamente que Dracena seja polo para a região, assim como foi com a faculdade de Medicina, que toda a região começou a se organizar na dinâmica do atendimento médico levando em conta a Faculdade de Medicina da Fundec. Isso é pensar regionalmente o desenvolvimento e para isso vocês podem contar conosco. Queremos continuar esse projeto de desenvolvimento e nós queremos continuar ajudando a Fundec e as instituições da nossa região e a população daqui. Muitíssimo obrigado por essa homenagem, por essa condecoração. Eu fico genuinamente feliz e contem sempre comigo. Muito obrigado”.

O ex-presidente da Câmara Municipal de Dracena (mandato 2019-2020) Milton Polon recebeu a condecoração e ressaltou que “ninguém faz nada sozinho” e compartilhou o mérito da comenda com “todos aqueles que trabalharam comigo”. Lembrando do seu período de trabalho no executivo, comentou sobre o desejo dos governantes da época de que, nos anos 2000, Dracena usasse o slogan Capital Regional da Saúde, “sonho” que acabou se concretizando com a implantação da faculdade de Medicina na cidade. Polon ainda falou do “orgulho” para todos que colaboraram para que neste ano seja realizada “a formatura dos primeiros médicos que vão prestar serviço para a população de Dracena e região”. E encerrou com “muito obrigado”.

O ex-presidente da Câmara Municipal de Dracena (mandato 2017-2018) Rodrigo Parra, após receber sua condecoração, declarou estar “extremamente feliz e honrado com a condecoração, não só pela credibilidade da instituição, mas por poder colaborar com o desenvolvimento de Dracena” e ressaltou sua “gratidão por terem se lembrado da gente, porque o que fizemos é só nossa obrigação, cumprimos com o nosso papel”. Ele ainda chamou atenção para a “unidade entre o poder legislativo, executivo, deputados, Fundec e outras instituições de ensino e Santas Casas” que viabilizou diversas conquistas para o município e para a Fundec, “trazendo os resultados de hoje”.

O ex-presidente do Conselho de Curadores da Fundec (gestão 2017-2020) Décio José Esteves, após receber a medalha de Mérito Educacional, ressaltou estar honrado em receber a condecoração nesta ocasião tão especial de comemoração aos 54 anos da Fundec e aos 50 anos do Colégio Anglo-CID, escola onde também atuou como professor, após se graduar em Pedagogia pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (que deu origem à Unifadra).

Ele destacou “a lição de resiliência para enfrentar as adversidades que se apresentaram nesta travessia de meio século de existência da Fundec”, mantenedora de unidades escolares. Apontou ainda que “alunos egressos lograram êxito em seus objetivos e se tornaram referência ultrapassando os limites da regionalidade. Acredito que todos os alunos que daqui saíram para conquistar o seu espaço, escreveram a sua história e se tornaram agentes de transformação, dando sua contribuição na construção de uma sociedade democrática e mais humanizada”, finalizou.

O juiz diretor do Fórum de Dracena Marcus Frazão Frota fez seus agradecimentos e falou da parceria da Fundec com o Fórum, ressaltando que “hoje é uma celebração dessa união, desse trabalho conjunto”, lembrando os “mais de 1500 exames de DNA feitos” que possibilitam que “filhos conheçam os pais e pais conheçam os filhos. São famílias que se formam, laços que são feitos”. Para finalizar, afirmou: “nosso trabalho é esse, tentar desenvolver nossa região desenvolvendo a sua comunidade. Muito obrigado a todos, muito obrigado pela confiança”.

O ex-deputado federal pelo Rio Grande do Sul Mauro Pereira não pôde comparecer e foi representado por Maurício Pereira, seu irmão. Após receber a condecoração, Maurício acrescentou “sou portador dos sinceros agradecimentos de meu irmão, ele não achou que seria um dia reconhecido como foi. Ele pediu que transmitisse um sincero agradecimento e os parabéns à instituição. Ele tem muito orgulho de Dracena e algo que existe em Dracena que é orgulho para todos nós, realmente, é a Fundec. Muito obrigado”.

O ex-diretor executivo da Funap Fernando Moraes destacou: “fico muito grato, muito honrado e muito orgulhoso de poder receber essa comenda, esse reconhecimento pelo trabalho que a gente fez na educação em prisões, porque construímos um olhar para aquelas pessoas em situações de privação de liberdade. Algo que ficou marcante no nosso trabalho com a Fundec foi o enfrentamento à indiferença. A Fundec traz significante social para sua alma, pro seu DNA, de compreender as pessoas e saber que a educação pode transitar por tudo, até mesmo dentro de uma cela, para que as pessoas possam ser capazes de mudar os caminhos que as levaram para o cárcere. Fico feliz e orgulhoso de participar dos 54 anos da Fundec e receber essa comenda. Muito obrigado”.

A ex-professora do colégio Anglo-CID Neusa Franco Araújo fez seus agradecimentos relembrando seus “50 anos de Magistério, sendo que 35 deles foram compartilhados com esta instituição de ensino, cuja história se confunde com a minha história”.

Citando Piaget, Dona Neusa falou que “a meta principal da Educação é criar homens e mulheres capazes de fazer coisas novas e não apenas o que outras gerações fizeram; homens e mulheres criativos, inventivos e descobridores. Hoje, ouvindo tanto sobre o crescimento da Fundec eu percebi que isso aconteceu e não é fácil alcançar esse objetivo. Colocá-lo em prática exige muito trabalho, renúncia e abnegação. Pensando nisso, consciente dos obstáculos no ensino da geografia, criei um método próprio e através de gráficos e mapas consegui algum resultado. E para nós, professores, o exercício do magistério tem um requisito especial: o respeito. Respeito à administração, aos colegas, aos funcionários e, principalmente, respeito aos alunos - que hoje estão presentes em minha vida como meus médicos, dentistas, advogados, farmacêuticos, contadores, gerentes, pedreiros - e aos alunos como meus professores, ao me atualizarem, com muita paciência, na moderna tecnologia - assunto que pessoas da minha geração têm uma certa dificuldade de acompanhar. Sinto saudades e gratidão por todos. Vários dracenenses brincam que é mais fácil perguntar quem não foi meu aluno, do que quem foi. Sei que a minha missão como Educadora foi cumprida com muito amor e dedicação. Espero que em todo esse tempo eu tenha colaborado para os meus alunos realizarem os seus sonhos, tão falados aqui nesta oportunidade. Agradeço imensamente por esse presente que estão me dando agora. Muito obrigada”.

A diretora do CEP/UME Julia Portari foi a última homenageada da noite e ressaltou: “é com muita alegria e muita honra que estou aqui para receber essa homenagem. Quero agradecer muito à Fundec, porque foi aqui que eu recebi a minha formação acadêmica e tive oportunidade de trabalho, onde eu aprendi muito, cresci como pessoa e como profissional. Agradeço de coração a todos os diretores, os colegas de trabalho, os professores, os coordenadores. Podem ter certeza que vocês estarão sempre no meu coração. E quero agradecer também à família que está aqui, os meus filhos, os netos, os irmãos, isso é muito gratificante. Parabéns à Fundec pelos seus 54 anos e ao Anglo-CID pelos seus 50 anos. O meu propósito é sempre proporcionar o bem ao próximo e ser uma pessoa melhor. Nós estamos engajados em construir um mundo bem melhor que esse para deixar para os nossos filhos e netos. Muito obrigada a todos, gratidão a todos, muito obrigada”.

A solenidade também contou com a apresentação do Coral Unifadra, regido pela Profa. Dra. Sheila Franceschini; do vídeo comemorativo aos 50 anos do Colégio Anglo-CID e dos novos vídeos institucionais da Fundec e das suas unidades mantidas. Ao final do evento, foi servido um coquetel no salão da Biblioteca da Fundec, onde todos os convidados foram recebidos ao som do saxofone tocado pelo Prof. Marcel Balsani Freire.

A cerimônia foi transmitida ao vivo no canal oficial da Fundec e permanece disponível pelo link: fundec.edu.br/cerimonia .


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA