VII Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência

07/06/2022

Os acadêmicos do 9º termo do curso de Psicologia da Unifadra Dracena realizaram a VII Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência, nos dias 25 a 27 de maio, tendo como tema “Os nós de todos nós em uma só voz: as diversidades na comunicação”.

Na cerimônia de abertura, a Profa. Ma. Andréa Frizo de C. Barbosa, coordenadora do curso de Psicologia, transmitiu a mensagem do diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabenizando os alunos e professores, agradecendo a presença dos convidados e do público que veio prestigiar o evento e destacando que “a Unifadra apoia as causas inclusivas, e julga ser importante discutir essa temática, para construirmos conhecimentos juntos”.

Em sua saudação, a Profa. Ma. Laízi Santos, coordenadora dos alunos na organização do evento, destacou que a Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência surgiu em 2016 e passou a ser realizada anualmente pelos 9º termos de Psicologia, ressaltando as causas inclusivas. Além disso, afirmou que “este ano estamos felizes, pois retornamos ao nosso evento presencial. Também sinto a necessidade de explicar o título que adotamos: ‘Os nós de todos nós em uma só voz: as diversidades na comunicação’. Esta é uma tarefa complexa e mesmo correndo o risco de ser reducionista vou encarar a missão. ‘Nós’ passa a ideia de ‘entrelaçamento, enrosco’ e, quando falamos de comunicação, temos duas línguas oficiais no país: o português e a Libras. Mas a comunicação ainda é um enrosco, pois não conseguimos abarcar a diversidade dela. Porém, isso não pode nos limitar. Precisamos discutir ‘nossos nós’, para que esta temática ganhe voz”.

O evento foi traduzido em Libras pela intérprete Maria Eloiza Paulino Braz e contou com a participação do Coral da Unifadra e a colaboração dos estudantes do 5º e 7º termos do curso de Psicologia.

Na primeira noite, o Prof. Esp. Eduardo Antoniassi Oliveira, psicólogo clínico bilíngue (Libras) com enfoque psicanalítico, palestrou sobre “Identidades Surdas”, entrevistou a surda Luana Olívia Chicalé Pereira e promoveu algumas reflexões sobre a acessibilidade do surdo ao atendimento psicológico e demais serviços. No decorrer das atividades, o surdo Hugo Cézar Machado de Brito fez uma participação especial, enriquecendo ainda mais as discussões do evento.

No segundo dia da Semana da Inclusão, o público foi recepcionado por uma exposição de fotos comemorativas aos 50 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Dracena, na entrada do Auditório da Fundec. Houve a apresentação do Coral da APAE, regido pela professora Hellen Rose Jurity Rodrigues, e uma de suas integrantes, a aluna Léia Oliva Nogueira, foi entrevistada pela acadêmica Stephanie Sant'Anna Valderramos Bittencourt. Durante o bate-papo, Leinha falou sobre sua vida pessoal, sua rotina na APAE e seu programa de rádio na associação, em que também realiza entrevistas.

Em seguida, foi apresentado o vídeo institucional da APAE e as representantes da associação, a diretora pedagógica Adriana Miyagui Despenciari, a coordenadora de Saúde Cristina Batista Fabbro e a assistente social Mary Tieko Okina Nakano, subiram ao palco para a roda de conversa: "50 anos de APAE - Uma história de amor e respeito".

No último dia do evento, o público vivenciou experiências em quatro salas temáticas montadas na Unifadra. Por meio de dinâmicas, experimentaram situações da rotina de pessoas com deficiências.

Uma das salas simulava o ambiente de um supermercado e demonstrava a dificuldade de comunicação no atendimento de pessoas com deficiência auditiva. Outra era uma loja de roupas e simulava o atendimento a pessoas com diferentes deficiências (de comunicação, auditiva e visual). As duas últimas eram as salas de sensações: a primeira simulava a perda da visão e demonstrava a descoberta de outros sentidos para experimentar o mundo e a segunda demonstrava as dificuldades quando temos a comunicação interrompida. O objetivo destas salas foi mostrar que é preciso empatia para favorecer o acolhimento e o atendimento da pessoa com deficiência, abarcando todas as diversidades de comunicação.

Durante os três dias de evento, os estudantes do 5º termo de Psicologia também fizeram um trabalho nas vagas de deficiente próximas à Unifadra e orientaram sobre a Lei Federal nº 10.098/00, para que a acessibilidade da pessoa com deficiência seja respeitada.

Nos encerramentos das noites do evento foram realizados sorteios de brindes ao público presente, produtos arrecadados pelos alunos com os patrocinadores da VII Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência.