Projeto Fera em Ação do Anglo-CID faz lançamento de foguetes

03/08/2022

Os estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do Colégio Anglo-CID confeccionaram foguetes utilizando garrafas pet, bicarbonato de sódio e vinagre, nas aulas do projeto Fera em Ação, entre os dias 19 e 26 de julho.

Além do aprendizado, houve muita diversão envolvida no lançamento dos protótipos, que foi realizado no dia 27 de julho, na Praça Norberto Martins da Fonseca (Alameda Bélgica - Bairro Jardim Europa), próxima ao Anglo-CID - e os alunos também precisaram colocar em dia a atividade física e caminhar até lá.

Os responsáveis pela atividade foram os professores: Amanda Matreiro, Cristhiane Flora, Jeisson Ferrari, Marcela Alexandra, Nathália Franscine, Nilton César, Ricardo Fortes e Tiago Breve.

Segundo os professores, o interessante nas aulas do Fera em Ação é essa multidisciplinaridade e a construção concreta do conhecimento. Desta vez, por exemplo, os alunos puderam aprender sobre a estrutura de foguetes, a história de lançamentos, a exploração espacial, a engenharia e as leis da física que envolvem o lançamento, além das reações químicas envolvidas no processo.

A atividade demonstrou que, quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre eles começam a reagir. Um dos produtos dessa reação é um gás muito conhecido, chamado dióxido de carbono - o CO², que faz com que o foguete tenha a pressão necessária para decolar.

De acordo com a diretora do colégio, Eulália Pires Fava, “os estudantes aprendem significativamente ao compreenderem os conceitos teóricos por meio da prática e os professores, satisfeitos com os resultados, sentem-se cada vez mais motivados a mediar o processo educativo, pois a dinâmica das aulas é muito produtiva e divertida”.