Docente da Unifadra conclui Mestrado - Prof. Carlos Alberto dos Santos Filho

19/08/2022

O médico neurocirurgião e docente do curso de Medicina da Unifadra Dracena Prof. Carlos Alberto dos Santos Filho fez sua apresentação de defesa no dia 12 de julho e concluiu o Mestrado em Cirurgia e Medicina Translacional pela Unesp de Botucatu.

Com a dissertação "Eficácia, durabilidade e segurança da descompressão microvascular versus infiltração de toxina botulínica no tratamento da espasmo hemifacial: revisão sistemática e metanálise", o docente foi orientado pelo Prof. Dr. Marco Antonio Zanini (Depto. de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria FM/Botucatu - Unesp).

Na banca de avaliação, estiveram presentes a Profa. Dra. Silke Anna Theresa Weber (Depto. de Especialidades Cirúrgicas e Anestesiologia FM/Botucatu - Unesp) e o Prof. Dr. Gabriel Pereira Braga (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Segundo Carlos Alberto, o trabalho fez um comparativo direto dos dois principais tratamentos para o espasmo hemifacial: a microcirurgia para afastar o nervo de seu vaso sanguíneo adjacente (que com sua pulsação e pressão afeta o nervo provocando os espasmos em um dos lados da face) e a infiltração de toxina botulínica, uma técnica menos invasiva.

“Durante o estudo procuramos analisar qual o tratamento mais adequado para o espasmo hemifacial. Pesquisamos estudos no mundo inteiro, mas são poucos comparando diretamente a microcirurgia e a infiltração e ainda não há uma indicação clara sobre qual seria o mais eficaz, durável e seguro. Nosso trabalho é relevante nesse sentido, ampliando a literatura disponível, e ajudando pacientes com uma condição mais grave, pois esses espasmos podem prejudicar muito tanto estética quanto funcionalmente, por conta da dor crônica”, sinaliza o neurocirurgião.

A direção executiva da Fundec, a direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam o professor Carlos Alberto dos Santos Filho pela conquista e ressaltam a importância da busca contínua do conhecimento para seu crescimento pessoal, bem como para a Instituição, que passa a contar no seu corpo docente com profissionais titulados, cada vez mais qualificados e sempre atualizados, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da Unifadra.