Unifadra realiza ação na Penitenciária de Tupi Paulista sobre violência contra a mulher

21/09/2022

Os estudantes do 4º termo do curso de Enfermagem realizaram uma ação de prevenção sobre violência contra a mulher na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, no dia 24 de agosto.

A atividade fez parte da disciplina prática de Enfermagem em Saúde Coletiva, supervisionada pela Profa. Esp. Jacqueline Maria de Souza, e foi realizada durante a campanha do Agosto Lilás (mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher).

A professora Jacqueline destaca que, além de dinâmicas, também foram realizadas duas palestras, uma no período da manhã falando sobre tabagismo e outra à tarde que abordou questões sobre a violência física, psicológica e sexual contra a mulher e suas formas de enfrentamento.

Segundo a Profa. Dra. Lilian Carla Ferrari Sossai Panicio, coordenadora do curso de Enfermagem, é de fundamental importância combater a violência contra a mulher e multiplicar as informações sobre o tema em todos os ambientes.

"Atividades como essa são extremamente relevantes tanto para os alunos como futuros profissionais, quanto para a comunidade, que poderá entender melhor o nosso papel como profissionais de saúde. Muitas vezes somos os primeiros a acolher essas mulheres em situação de violência. Nesta ação, divulgamos os direitos da mulher e os canais de prevenção e enfrentamento contra a violência", frisa a coordenadora.