Enfermagem da Unifadra Dracena arrecada doações no Outubro Rosa


18/10/2022


Os acadêmicos do curso de Enfermagem da Unifadra Dracena estão engajados na Campanha Outubro Rosa. A turma vem desenvolvendo ações de divulgação sobre a prevenção do câncer de mama e está realizando a arrecadação de leite longa vida integral para doação à Avapac de Dracena. Além disso, realizará, nos dias 24 e 25 de outubro, duas atividades no Auditório da Fundec, com entrada gratuita e aberta ao público, ocasião em que também serão aceitas doações de cabelo.

Os estudantes gravaram vídeos curtos com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade pela doença. Para divulgação desse conteúdo, espalharam cartazes com códigos que podem ser acessados pela câmera do celular para a visualização dos vídeos.

A turma também está promovendo uma arrecadação de leite longa vida integral, o leite de caixinha, para entregar à Avapac - Associação de Voluntários de Apoio ao Paciente de Câncer de Dracena. A associação usa o produto na fabricação de quitutes que são vendidos e ajudam a compor os recursos necessários para desenvolver o trabalho de atender pacientes com diagnóstico positivo ou com suspeita de câncer, todos encaminhados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Hospital Amaral Carvalho, de Jaú.

A comunidade acadêmica da Unifadra está participando das doações e o público externo também pode apoiar a causa, entregando as caixas de leite integral na Biblioteca da Fundec (entrada pela R. Bahia, 266).

Fechando as ações, os alunos de Enfermagem vão realizar no dia 24/10 a palestra “Feridas oncológicas”, com a enfermeira Ligia Ribeiro Sobreiro, que vai falar sobre curativos em mulheres que retiraram a mama. O evento é gratuito, aberto ao público e, na oportunidade, também serão aceitas as doações de leite para a Avapac.

No dia 25/10, haverá uma roda de conversa com mulheres mastectomizadas (que fizeram a cirurgia de remoção completa da mama), que contará com a presença da equipe da Avapac. A associação vai falar um pouco mais sobre o trabalho que desenvolve e trará cabeleireiros que estarão coletando a doação de cabelos para confecção de perucas.

Os acadêmicos de Enfermagem convidam a todos para participar da Campanha Outubro Rosa, se informando por meio dos conteúdos desenvolvidos, participando das doações de leite e cabelo e assistindo à palestra e à roda de conversa.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem Profa. Dra. Lilian Carla Ferrari Sossai Panicio, “o evento serve de alerta e ajuda na propagação de informações muito relevantes para o controle do câncer de mama. Quanto mais pessoas tiverem informações, mais possibilidades de diagnósticos precoces e de busca por tratamento. Além disso, estimular a responsabilidade social dos estudantes é muito importante!!”

PROGRAMAÇÃO
Outubro Rosa: um toque pode salvar sua vida

Doação de leite longa vida integral - arrecadação para a Avapac
Até o dia 25/10 as entregas podem ser feitas na Biblioteca da Fundec (entrada pela R. Bahia, 266).

Dia 24/10, às 19h, no Auditório da Fundec
Palestra: Feridas oncológicas
Convidada
: Ligia Ribeiro Sobreiro, enfermeira, especialista em Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em Estomaterapia pela Universidade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Dia 25/10, às 19h, no Auditório da Fundec
- Roda de conversa com mulheres mastectomizadas
- Apresentação do trabalho da Avapac
- Doação de cabelos

Sobre a Avapac
A Associação de Voluntários de Apoio ao Paciente de Câncer (Avapac) de Dracena sobrevive de doações, promoções e recursos repassados por órgãos públicos e clubes de serviços, além de um brechó permanente. A característica de seu trabalho é atender pacientes com diagnóstico positivo ou com suspeita de câncer, todos encaminhados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Hospital Amaral Carvalho, referência no tratamento do câncer no interior do Estado de São Paulo. O Consórcio Intermunicipal de Saúde, formado por 10 prefeituras, custeia os ônibus que transportam os pacientes três vezes por semana. A Avapac leva um pouco de alento às pessoas que sofrem de câncer e seus familiares. É um serviço à sociedade, feito de forma séria e voluntária.

INCA - Instituto Nacional de Câncer (Ministério da Saúde)
https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA