Os alunos do 10º termo de Psicologia da Unifadra realizaram, no dia 19 de outubro, uma intervenção com adolescentes da Associação São Francisco de Assis (ASFA), a partir de uma demanda apontada pela própria associação.
Orientados pela Profa. Dra. Alessandra de Arriba Rossetto, os acadêmicos abriram um espaço de reflexão sobre a adolescência, com foco na ansiedade, na depressão e nos cuidados com a saúde mental.
A intervenção de psicoterapia em grupo foi realizada pelas alunas Eliane Guedes e Isabela Alves, tendo como objetivo abordar conflitos atuais e demandas emergentes, como dificuldades e conflitos nas interações sociais, quadros ansiosos e depressivos e questões relacionadas ao bullying.
As adolescentes da ASFA puderam compartilhar suas histórias, trocar ideias e partilhar percepções e experiências em um clima de amizade, solidariedade e companheirismo, reconhecendo as transformações e desafios da adolescência, sendo incentivadas a buscar seus sonhos e lutar pelos seus ideais, descobrindo e construindo sua identidade.
A Profa. Ma. Andréa Frizo, coordenadora do curso de Psicologia, salienta que ações voltadas para a comunidade e com foco na saúde mental são importantíssimas no contexto atual. “Sabe-se que os adolescentes estão em um período do desenvolvimento humano cheio de desafios e transformações, e tudo ficou ainda mais complexo após o período pandêmico, exigindo uma maior atenção de todos, principalmente da Psicologia, para esse público. Além disso, atividades de extensão enriquecem a formação acadêmica e favorecem a construção de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho e para as demandas da contemporaneidade”, finaliza.
A Associação São Francisco de Assis (ASFA) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, localizada no Jardim Brasilândia – um dos bairros de maior vulnerabilidade social do município de Dracena. A ASFA oferta atividades socioeducativas para crianças e adolescentes, como o Projeto Vida, com atividades de apoio pedagógico e recreação; o Projeto Vem Dançar, com aulas de jazz; além de futsal e karatê, em parceria com a Secretaria de Esportes do município. Atualmente, a associação atende cerca de 110 crianças/adolescentes.