Empreendedorismo: gerente regional do Sebrae realiza palestra no encerramento da turma 2022

01/12/2022

Os alunos da Unifadra e dos cursos técnicos do CEP/UME participaram da disciplina extracurricular e gratuita de Empreendedorismo, de agosto a novembro de 2022. O encerramento da turma foi realizado no dia 5 de novembro e contou com a palestra de José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae - Presidente Prudente (SP), com o tema “Empreender para Crescer & Inovar para Competir”.

A atividade foi integrada à programação do ECAP (Encontro Científico da Alta Paulista) e também pôde ser acompanhada pelos participantes do evento. Na ocasião, estiveram presentes o diretor acadêmico da Unifadra Enio Garbelini, a diretora do CEP/UME Cátia Afonso, os consultores do Sebrae Selma, Fabiana e Caio; além de toda a equipe de professores que ministraram aulas no decorrer da disciplina.

Enio Garbelini deu as boas-vindas a todos e agradeceu a Cavalcante pela presença, enaltecendo o apoio do Sebrae como parceiro do projeto e destacando que a Fundec é a única instituição de ensino da região a oferecer e dar continuidade, por mais de 10 anos, a esta disciplina de Empreendedorismo. Aos alunos concluintes, agradeceu pelo empenho e dedicação e ressaltou que os conhecimentos sobre empreendedorismo agregarão muito para a formação profissional e para a vida.

Após a palestra, os alunos apresentaram os resultados finais do módulo Plano de Negócio. Usando a ferramenta Canvas, mostraram um quadro, composto por 9 quadrantes, onde foi possível visualizar todas as etapas de desenvolvimento de uma ideia de negócio.

Trabalhando em grupos, de forma dinâmica, e trazendo diferenciais de negócio baseados na inovação e criatividade, a maioria dos alunos desenvolveu ideias baseadas em sua área de graduação, entre elas: Atendimento Home Care (alunos de Enfermagem), Clínica Psicológica (alunos de Psicologia), Clínica Oncológica (alunos de Medicina). Outros alunos preferiram trabalhar ideias diferentes das áreas que estão estudando como, por exemplo, um bar temático e uma hamburgueria.

O professor Marcos Tanganini enfatizou que “a cada turma que se forma, a equipe de professores fica muito feliz, pois se cumpre a missão de entregar aos alunos conteúdos diferenciados e utilizados na prática empreendedora, que são assimilados de forma bastante dinâmica e prática, desenvolvendo nos alunos competências e habilidades que facilitam o entendimento do mundo dos negócios. Outro ponto a ser destacado é que, com esta disciplina, o Sebrae e a Fundec contribuem com o enriquecimento do capital humano da comunidade e da região, pois nossos alunos estarão agregando muito valor ao desenvolvimento e crescimento de empresas, de outras pessoas e da economia local e regional”, finaliza Tanganini.