Unifadra forma a primeira turma de Medicina

Em noite de muita emoção, a solenidade de Colação de Grau homenageou como nome de turma o Dr. Haroldo Deponte
06/12/2022


Momento de grande emoção para os formandos e marcante para a história da Unifadra, a Colação de Grau da I Turma de Medicina foi realizada na noite de 1º de dezembro de 2022, no Ginásio "Prof. Geraldo Mariano Alves”.

A Unifadra entregou à sociedade 47 novos médicos em sua solenidade de Colação de Grau, e recebeu familiares, docentes e autoridades neste momento histórico para a Fundec e para a vida dos formandos. A I Turma leva o nome do Dr. Haroldo Deponte como homenagem póstuma ao médico e querido docente da Unifadra.

Compuseram a mesa de autoridades da cerimônia: Prof. Dr. Enio Garbelini (Diretor Acadêmico da Unifadra e Presidente da Mesa dos Trabalhos); Paulo Sérgio Peres (Presidente do Conselho de Curadores da Fundec); Edson Hissatomi Kai (Diretor Executivo da Fundec); André Kozan Lemos (Prefeito Municipal de Dracena); Claudinei Milan Pessoa (Presidente da Câmara Municipal de Dracena); Profa. Dra. Marilda Aparecida Milanez Morgado de Abreu (Coordenadora do curso de Medicina da Unifadra e Patronesse dos Formandos); Prof. Me. Marcelo Valentin Mansano (paraninfo dos formandos da primeira turma de Medicina); Celso Xavier Santin (Provedor da Santa Casa de Dracena).

A aluna Valentina Lacerda de Oliveira Gregolin conduziu o juramento do curso de Medicina e os alunos Mário Ciro Choptian Junior e Taís Cristina Polidoro foram os oradores e deixaram uma linda mensagem  para a turma. A aluna Caroline de Camargo Vianna emocionou a plateia com uma homenagem às famílias dos formandos.

Durante os 6 anos de cursos, muitas pessoas deixaram suas contribuições para esta turma. Foram entregues placas de homenagens aos profissionais médicos, preceptores e professores por fazerem parte da história acadêmica destes alunos da Unifadra, em registro e agradecimento dos formandos.

A médica Dra. Sandra Maria Braz Sola Deponte, viúva do saudoso Dr. Haroldo Deponte, recebeu uma placa em forma de carinho e homenagem ao marido (in memoriam), que foi escolhido como nome de turma como forma de eternizar sua participação e contribuição aos alunos ao longo do curso.

Foram homenageados durante a noite o biomédico Prof. Dr. Caio Ferreira de Oliveira; a farmacêutica bioquímica Profa. Dra. Joyce Mendes Gomes; e os médicos Dra. Marilda Morgado de Abreu, Dr. Marcelo Valentim Mansano, Dra. Carla Sola Deponte, Dra. Sandra Maria Braz Sola Deponte, Dra. Janaína Cenedes Prudente de Oliveira, Dra. Karen Cristina Fróio, Dr. Alexandre Scamardi Martins Pereira, e Dr. Henio Ferrairo Jorge.

A patronesse e coordenadora Profa. Dra. Marilda Morgado de Abreu parabenizou aos formandos e aos seus familiares pela conquista e ressaltou que espera que os novos médicos tenham aprendido mais do que as disciplinas curriculares: “espero que vocês tenham aprendido que a Medicina é um ato de solidariedade, que é preciso humildade para que vocês escutem e olhem cada paciente com muito cuidado e atenção. Nunca se esqueçam que vocês possuem uma enorme responsabilidade perante cada um deles e que a conduta humanista de vocês tem o poder de transformar o pânico em segurança, a revolta em resignação e o desânimo em esperança; vocês possuem o poder de amparar os desamparados. E, por favor, entendam que toda essa responsabilidade, se absorvida, vai virar combustível para vocês se capacitarem cada vez mais”.

O paraninfo Prof. Me. Marcelo Valentim Mansano relembrou diversos momentos emocionantes com os formandos, em aulas e fora delas, agradeceu a homenagem da turma, que leva o nome Dr. Haroldo Deponte, como algo que a família nunca conseguirá retribuir à altura e ressaltou que muitos sonham em ser médico, mas poucos batalham para conquistar este sonho. Para finalizar, pediu aos novos colegas de profissão que se mantenham pautados sempre na ciência, na caridade, na ética e na fé. “Confiem muito em vocês, acreditem em suas capacidades, mas tenham a humildade de reconhecer as limitações, pedir ajuda quando necessário, discutir em equipe sempre que possível, aceitar as suas falhas e aprender com o insucesso”. E ressaltou “hoje vocês fecham com louvor o ciclo iniciado em 2017 e iniciam uma nova vida de mãos dadas com a Medicina. Honrem seus pais, o Dr. Haroldo, seus professores e a escola médica que lhes formou. Afinal, hoje vocês são médicos!”.

O prefeito André Kozan Lemos parabenizou os formandos, agora médicos, e falou que a colação de grau da primeira turma de Medicina da Unifadra é um marco para a história de Dracena. Ressaltou ainda a mudança que a faculdade proporcionou para a cidade no quesito desenvolvimento econômico: “o município está deslanchando e a faculdade de Medicina tem muito a ver com isso também, mas a nossa saúde pública, o atendimento primário e de emergência têm evoluído para um melhor atendimento da população graças às boas parcerias entre a municipalidade, a faculdade e a Santa Casa. A vinda da faculdade trouxe mão de obra especializada para o município e isso significa muito. Significa que salvamos vidas e melhoramos a condição de vida das pessoas. Todos aqui conhecem alguém que se foi em virtude de um AVC e a parceria da Prefeitura com a Santa Casa e a Unifadra iniciou recentemente o atendimento de neurologia e, em breve, iniciaremos a neurocirurgia no município de Dracena. Números extraoficiais me mostram que há 2 meses não temos óbitos em decorrência de AVC e isso é uma vitória. Quero parabenizar a todos. Doutores, sucesso a vocês!”.

O presidente da Câmara Municipal Claudinei Milan Pessoa destacou que “são tantas emoções nessa noite. A gente sabe a dificuldade que os alunos passaram. Que Deus possa abençoar vocês para que façam o melhor atendimento, como se estivessem atendendo seus pais e suas mães, porque precisamos disso”.

O provedor da Santa Casa de Dracena Celso Xavier Santin reforçou o momento histórico para nossa cidade, pela graduação da primeira turma de Medicina da Unifadra. “Quero pontuar que as parcerias foram estratégicas, ideais se somaram e o resultado é esta grande festa. O internato possibilitou para o hospital da Santa Casa estabelecer uma nova rotina, renovando conceitos e rememorando as teorias, trazendo para seu interior a alegria ímpar da juventude, com a função de ensinar não apenas os quesitos técnicos, mas, acima de tudo, os atributos bases da ética profissional, o senso da humanidade, a solidariedade de cuidar dos outros e o amor à profissão. Hoje nosso hospital está em outro patamar graças aos médicos que abraçaram com amor a missão de compartilhar seus conhecimentos, acumulados por anos de prática. Aos novos médicos, os votos de uma carreira de sucesso e realização. A Santa Casa de Dracena está de braços abertos para recebê-los!”.

O diretor Executivo da Fundec, mantenedora da Unifadra, Edson Hissatomi Kai ressaltou que estamos formando a primeira turma de Medicina, mas é importante que todos conheçam os bastidores desta conquista. “Esta escola médica foi iniciada em 2015, quando buscamos apresentar um projeto inovador e mostrar que no Oeste Paulista poderíamos ter uma escola de Medicina de referência. Completamos 6 anos de curso e sua implantação foi difícil e complexa. Nosso projeto incluía metodologias ativas e muita tecnologia e foi necessário ser reavaliado pelo Conselho Estadual de Educação. Em abril de 2017, fomos aprovados por unanimidade”. Se dirigindo aos formandos, ressaltou que não é fácil ser a primeira turma. “Vocês aprenderam conosco, mas também aprendemos muito com vocês. Vocês estão saindo para o mercado de trabalho grandes profissionais e quero parabenizar vocês pela formatura e desejar muito sucesso. Parabéns a todos os novos médicos e aos seus familiares, que se dedicaram por 6 anos para que os alunos chegassem a este momento da graduação”.

O presidente do Conselho de Curadores da Fundec Paulo Sérgio Peres ressaltou que tivemos a participação de muita gente e muitas parcerias para a implantação do curso de Medicina em Dracena, mas uma pessoa em especial, que primeiro atuou no campo das ideias e visualizou o curso, impulsionando todos os outros para que esse projeto trouxesse o curso de Medicina para Dracena foi Edson Kai. Peres pediu uma salva de palmas para o diretor executivo da Fundec, trazendo a público esse agradecimento e reconhecimento pelo seu trabalho.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini destacou em seu discurso a felicidade de estarmos todos aqui hoje, que não é fácil ser o primeiro em muitos momentos, porque seremos referência a todos que vierem depois. Relembrou o professor Wander Dorival Ramos, que sempre acreditou nessa instituição e agradeceu a todos que o ajudaram a levar com responsabilidade a direção acadêmica desta casa. “Tivemos que nos preparar e foram muitas noites sem dormir, vocês de estudo e nós de planejamento. Pretendemos ser sempre fiéis ao que nos propomos e trabalhamos no incentivo da arte, da cultura e da inovação. Não se esqueçam de onde partiram. Sejam embaixadores de nossa instituição e contribuam para o engrandecimento de nosso projeto, do qual até então vocês foram protagonistas. Sejam orgulho para suas famílias, amigos e futuros amigos. Um grande abraço e sucesso”.

A cerimônia completa está disponível no canal do Youtube pelo link https://youtu.be/z3sgIcL5QYM e no Facebook pelo link https://fb.watch/hdABf4krgc/ .

A Unifadra parabeniza a T1 de Medicina!!


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA