Diretora da Fundec conclui Mestrado - Profa. Rosana Cardoso Trindade

16/12/2022

A pedagoga e diretora da Secretaria Geral da Fundec, Profa. Rosana Cardoso Trindade defendeu sua dissertação no dia 16 de novembro de 2022 e concluiu o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Multicampi Cornélio Procópio e Londrina.

A dissertação intitulada "A Metodologia Ativa Design Thinking na formação continuada de profissionais da educação”, bem como o produto educacional “Oficina de Metodologia Ativa Design Thinking na formação continuada de profissionais da educação”, foram orientados pelo Prof. Dr. Armando Paulo da Silva (UTFPR – Cornélio Procópio). Na sua banca houve a participação e contribuição dos Professores Doutores Rudolph dos Santos Gomes Pereira (Universidade Estadual Norte do Paraná – UENP – Cornélio Procópio) e Eduardo Filgueiras Damasceno (UTFPR – Cornélio Procópio).

A pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da “Metodologia Ativa Design Thinking - MADT” para a formação continuada de profissionais da educação visando uma prática reflexiva, colaborativa e criativa acerca dos desafios educacionais.

“Segundo a professora Rosana, o Design Thinking é considerado uma abordagem inovadora com grandes contribuições na área administrativa e de marketing. Sua pesquisa buscou flexibilizar tal abordagem em uma metodologia educacional exequível permitindo sua utilização com o auxílio de diversos recursos tecnológicos, oportunizando um processo formativo tanto presencial quanto síncrono. As etapas para execução desta metodologia recebem um tratamento especial com novas denominações que permitem que qualquer profissional da educação possa utilizá-la na íntegra ou em etapas isoladas, colaborando para melhorias no processo de ensino e aprendizagem”.

A pesquisa, por meio de seu produto educacional, já contribuiu com a formação de professores do Colégio Londrinense - Sistema Anglo de Ensino - Londrina/PR, como também, com Divulgação Científica: trabalho de coorientação PIBIC com a apresentação no SICITE 2022. Colaborou, ainda, com os discentes do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR/CP na IX Semana Acadêmica de Matemática - IX SEMAT demonstrando o quanto a metodologia é versátil e replicável. A docente concluiu o mestrado com alguns convites para aplicar a Metodologia Ativa Design Thinking - MADT, sendo um deles do Grupo Marista para uma Formação Continuada de Professores na sede em Londrina/PR, nos dias 25 e 26/01/2023.

A direção executiva da Fundec, parabeniza a diretora Rosana Trindade pela conquista e ressalta a importância da busca contínua do conhecimento para seu crescimento pessoal, bem como para a Instituição, que passa a contar no seu corpo docente e administrativo com profissionais titulados, cada vez mais qualificados e  atualizados, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento da Fundec.