Psicologia da Unifadra homenageia as mulheres

14/03/2023

Os alunos do 7º termo do curso de Psicologia realizaram um evento no dia 8 de março, celebrando e contextualizando o Dia Internacional da Mulher e homenageando três mulheres representantes da classe trabalhadora - retomando as origens e a memória da luta operária feminina.

Reunidos no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves”, os acadêmicos relembraram eventos e manifestações feitas por mulheres na busca por respeito e na luta contra a dominação e a exploração pelos homens em diversas esferas, que abrangiam melhores condições de trabalho, redução da jornada e a proibição da exploração infantil, que culminaram numa série de protestos pela Europa e Estados Unidos.

O evento Trajetórias de Marias ressaltou a importância do Dia Internacional da Mulher e homenageou ocupantes de profissões majoritariamente masculinas, que ainda hoje enfrentam diariamente os desafios impostos pela sociedade e pela condição de ser mulher.

Uma das homenageadas foi Sivonei Aparecida Felicio, ex-jogadora de handebol que aos 21 anos aprendeu o ofício de motorista de caminhão, atividade profissional que desenvolve até hoje.

Outra homenageada foi Adriana Cristina Ribeiro, com uma história pessoal marcada por perdas e lutos, que aprendeu sozinha o ofício de servente de pedreiro e pintora de paredes, atividade que desempenha atualmente.

A última homenageada foi Arlinda dos Santos Oliveira, chefe de manutenção da Fundec, que, de tanto observar o trabalho do marido quando ia ajudar com a limpeza nas construções, aprendeu a assentar pisos. Apesar de provar ser capaz, ele não a apoiou a realizar o serviço, porque considerava um trabalho pesado, apenas para homens. Mas Arlinda entrou na Fundec como auxiliar de limpeza e chamou a atenção pelos conhecimentos que tinha, chegando a chefe de manutenção. Agora comanda outros 23 funcionários, além de acompanhar equipes externas nas obras realizadas pela instituição em todas as suas unidades.

As homenageadas da noite ainda bateram papo com a plateia, compartilhando suas histórias e respondendo a perguntas. No encerramento, o aluno Renan Buchini fez a leitura de um texto, chamando os homens presentes para uma reflexão sobre o seu papel dentro desse contexto. Foram sorteados brindes entre os participantes do evento.

A Profa. Ma. Claudia Regina Parra, que coordenou o evento com os alunos do 7º termo, ressalta a importância da atividade no curso de Psicologia, que tem em seu escopo um público majoritariamente feminino, trazendo à luz questões como os desafios da desigualdade do mundo do trabalho e os riscos maiores da violência de gênero nas relações profissionais. “Apesar dos avanços, os números comprovam que ainda há muito o que conquistar, por isso era necessário trazer ao evento pessoas da comunidade que abriram portas nesse cenário”, complementa.

A coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Ma. Andrea Frizo de Carvalho Barbosa, parabeniza a professora e os acadêmicos organizadores do evento e reafirma que “o curso de Psicologia da Unifadra vem cumprindo o seu papel, formando profissionais reflexivos e críticos, que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da Psicologia como ciência e profissão e para a construção de uma sociedade mais igualitária.”