Fera em Ação: metodologias ativas em salas de aula do Anglo-CID

O projeto apresenta um novo formato para o ensino-aprendizagem e mantém como base o conteúdo das apostilas do Sistema Anglo de Ensino.
21/03/2023

Aprender com ambientes multidisciplinares e poder ver as matérias da apostila sendo exemplificadas na prática é um dos grandes diferenciais do Anglo-CID.

Utilizando metodologias ativas, o Projeto “Fera em Ação” começou a ser desenvolvido no ano de 2022, nos 6º e 7º anos. Em 2023, o colégio expandiu o projeto para todas as séries do Ensino Fundamental II.
Com aulas atrativas, o Fera em Ação conta com 11 professores do Anglo-CID das mais diversas áreas, que entram em pares, trios ou grupos para orientar os alunos nas atividades multidisciplinares. “Em uma mesma aula, o aluno - que é o protagonista do processo - aprende que os conteúdos estão interligados a várias áreas do conhecimento”, explicou a vice-diretora Amanda Matreiro.

Semanalmente, o conteúdo das apostilas se transforma em aulas práticas, com jogos, debates, aula invertida, atividades maker, storytelling,  gamificação, aprendizagem por problemas, rotação por estações, pesquisa de campo, entre outros. “Todo mundo tem pouco tempo de concentração quando está ouvindo, por mais interessante que possa parecer o assunto. Mas quando o aluno vê a aplicação dos conceitos, a aula fica interessante”, completou a vice-diretora Amanda Matreiro.

O projeto tem sido sucesso na escola e garante uma aprendizagem significativa e divertida.
Eulália Pires Fava, diretora do Anglo-CID, acrescenta que este projeto inovador está movimentando todo o ambiente escolar e despertando um novo sentido para a aprendizagem significativa dos alunos. “Tem sido muito gratificante ouvir os relatos de professores e alunos, pois muitas novidades estão sendo trazidas para dentro da sala de aula. Os professores trabalham em duplas nessas aulas e fazem uma parceria pedagógica interessante entre as diferentes disciplinas. O uso de tecnologias e de nossos laboratórios modernos têm agregado cada vez mais às aulas”, completou a diretora.

Equipe de professores responsáveis pelas aulas do Fera em Ação:  Amanda Matreiro, Bianca Damião, Cristhiane Flora, Flávia Barros, Jeisson Ferrari, Kátia Priscila, Lucas Citolino, Marcela Alexandra, Nathalia Franscine, Ricardo Fortes e Tiago Breve.