Docente da Fundec conclui Mestrado - Prof. Alexandre de Queiroz


23/03/2023


Docente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifadra e coordenador do Ensino Médio Integrado a Jogos Digitais do CEP/UME, o Prof. Alexandre de Queiroz fez sua apresentação de defesa no dia 1º de março e concluiu o Mestrado em Ciência e Tecnologia Animal pela UNESP de Dracena (Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas - FCAT). Além do mestrado, o professor também tem especialização em Tecnologia da Informação e em Formação Pedagógica.

Com a dissertação "Simulação de dados longitudinais para estudo de características indicadoras de bem-estar em programas de melhoramento genético animal", o docente foi orientado pelo Professor Associado Ricardo da Fonseca (FCAT). Além do orientador, estiveram presentes na banca de avaliação o Prof. Dr. Celso Tadao Miasaki (FCAT), a Dra. Michelle Porto Pires (Pamplona Alimentos SA - Rio do Sul/SC) e demais convidados.

Segundo Alexandre, os recursos computacionais e a simulação de dados estão presentes em todos os segmentos do mercado e, no melhoramento genético animal, ajudam a diminuir os custos, financeiros e de tempo, em relação à predição de valores genéticos dos descendentes de uma determinada população. O trabalho realizado focou em um assunto que vem sendo muito discutido na produção: o bem-estar animal. Assim, procurou-se uma forma de simular dados longitudinais que, somados aos efeitos genéticos aditivos, pudessem dar subsídios ao pesquisador e/ou produtor para a tomada de decisão quanto ao melhoramento genético do seu rebanho.

A direção executiva da Fundec, a direção acadêmica e a coordenação da Unifadra e do CEP/UME parabenizam o professor Alexandre de Queiroz pela conquista e ressaltam a importância da busca contínua do conhecimento para seu crescimento pessoal, bem como para a Instituição, que passa a contar no seu corpo docente com profissionais titulados, cada vez mais qualificados e sempre atualizados, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de nossas unidades educacionais.


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA