Egressos de Medicina da Unifadra publicam trabalho sobre a hanseníase em revista científica

13/04/2023

Os médicos Ana Cláudia Ferreira Yonemoto, Mario Ciro Choptian Junior e Victor Augusto de Oliveira Mattara, alunos egressos da Unifadra, publicaram o artigo “Fisiopatologia da hanseníase: resposta imunológica relacionada às formas clínicas” na revista Research, Society and Development.

Orientados pela Profa. Dra. Marilda Aparecida Milanez Morgado de Abreu, coordenadora do curso de Medicina da Unifadra, o trio realizou uma revisão dos artigos mais recentes publicados na literatura médica, restrita aos estudos de 2013 até o ano de 2021.

Segundo os autores, foi observado que a hanseníase apresenta fisiopatologia complexa, relacionada a diferentes padrões imunes que determinarão o tipo de resposta imunológica do hospedeiro e a consequente evolução clínica da doença. Considerava-se que a resposta imune se baseava em linfócitos T helper (Th1 e Th2), mas, como abordado no estudo dos alunos, ela é mais complexa e dependente de aspectos genéticos do hospedeiro.

“A importância desta pesquisa é contribuir para um melhor conhecimento sobre os mecanismos da hanseníase, ou seja, de como a doença se desenvolve após a infecção pela bactéria causadora. Isso pode contribuir para um melhor manuseio das pessoas que sofrem de hanseníase”, ressalta a coordenadora.

O artigo pode ser conferido no link (vol. 11, nº 9, ano 2022):

A direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam os alunos pelo trabalho desenvolvido e pela publicação do artigo e ressaltam a importância do compartilhamento das informações e dos resultados obtidos em periódicos especializados.

Research, Society and Development
A publicação é uma revista científica mensal e multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico, que apresenta os resultados ocorridos em diferentes áreas do conhecimento. Segundo a classificação da CAPES, Qualis Periódicos no quadriênio 2017-2020, a revista está classificada como C na área de Medicina.