Alunos de Educação Física realizam a 1ª Caminhada da Unifadra

25/04/2023

Os alunos de Educação Física celebraram o Dia Mundial da Atividade Física realizando no dia 14 de abril a 1ª Caminhada da Unifadra. O evento contou com a participação de estudantes de todos os cursos, juntamente com professores da Unifadra e colaboradores da Fundec, que percorreram um trajeto de 3,5 quilômetros pelas avenidas da cidade.

"Nosso intuito era conscientizar as pessoas sobre a importância da prática de atividade física e acreditamos que o objetivo foi alcançado. Foi uma honra poder, juntamente com os nossos alunos formandos, organizar e fazer acontecer um evento que já tínhamos em mente há algum tempo. Agora, nossa meta é torná-lo um evento anual, para que vire uma tradição aqui na cidade", ressalta a Profa. Ma. Izabela dos Santos Ferro, que orientou os alunos do 7º termo do curso de Educação Física durante os preparativos da caminhada.

A concentração foi realizada na entrada da Unifadra e houve a participação da Bateria Carnificina, da Atlética de Medicina, para animar os participantes. O grupo largou às 19h30 e passou pelas duas principais avenidas do centro de Dracena (Av. Pres. Vargas e Pres. Roosevelt), chegando de volta à faculdade por volta das 20h15. Para encerrar a caminhada, a turma fez um alongamento, com orientação da Profa. Esp. Regina Aparecida Machado da Silva Inocêncio.

O evento foi gratuito e promoveu a arrecadação de alimentos não perecíveis, recebendo 158 quilos de produtos e 14 litros de óleo, que foram entregues ontem (19) para a Casa dos Velhos ‘Obra Unida da Sociedade de São Vicente de Paulo’, de Dracena.

A coordenadora do curso de Educação Física Profa. Dra. Denise Bueno ressalta a importância de atividades como essa: “o curso de Educação Física deve ser o carro chefe do estímulo à prática de atividades físicas. O sedentarismo no Brasil é alto, atingindo cerca de 50% da população. Toda atividade física conta para mudar isso. Nossa intenção é contribuir para uma comunidade acadêmica mais saudável”.

O diretor acadêmico Prof. Dr. Enio Garbelini e a vice-diretora Profa. Ma. Daniela Macário, que também participaram da caminhada, parabenizam todos os organizadores pela iniciativa, mostrando a importância da atividade física no dia a dia das pessoas. Destacaram também a participação de professores e alunos que aderiram e colaboraram para o sucesso do evento.