Alunas de Psicologia da Unifadra participam da “Jornada de Cidadania, Trabalho e Renda” na penitenciária de Tupi Paulista


03/05/2023


As acadêmicas do 9º termo do curso de Psicologia da Unifadra, acompanhadas pela Profa. Ma. Fátima Simone Silva Pereira Consoni, desenvolveram a atividade intitulada “Roda da Vida e perspectivas futuras” na Penitenciária “Vanderlei Tartari Monteiro”, de Tupi Paulista.

A ação foi realizada no dia 23 de março, durante a “Jornada de Cidadania, Trabalho e Renda”, promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) em centros de reclusão de todo o estado de São Paulo para fomentar atividades para a reintegração social de apenados.

A atividade das alunas teve como objetivos o acolhimento aos participantes (população carcerária), a abertura de espaço para reflexões, “lugar de fala” e discussões a respeito das experiências e perspectivas futuras relacionadas à saúde, ao trabalho, entre outras questões.

As acadêmicas ressaltam que, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) 012/2011, nas práticas realizadas no âmbito do sistema prisional, o psicólogo deverá visar fielmente aos direitos humanos dos sujeitos em cumprimento de pena privativa de liberdade, buscando construir a cidadania por meio de projetos para a sua reinserção na vida social. Neste sentido, o encontro foi um momento de muitas reflexões e construção de conhecimentos, contando com a participação da psicóloga e da assistente social da unidade.

A Profa. Ma. Andréa Frizo, coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra, parabeniza as alunas pela ação e destaca que atividades de extensão como esta contribuem muito para a formação acadêmica, pois favorece a articulação dos conhecimentos teóricos contemplados na disciplina Cidadania, Direitos Humanos e Prática Profissional com a prática e possibilita o contato do estudante com a realidade dessa área de atuação profissional.


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA