Unifadra participa do I Simpósio de Neurologia sobre a Doença de Parkinson


09/05/2023


O I Simpósio de Neurologia sobre a Doença de Parkinson foi realizado no dia 18 de abril, reunindo os acadêmicos dos cursos da área de saúde da Unifadra e a comunidade. O evento foi promovido pela Liga de Neurologia e de Neurocirurgia de Dracena (LNND) e a equipe do Projeto Parkinson, em parceria com a Unifadra, e comemorou o Dia Internacional de Conscientização sobre a Doença de Parkinson (11/04) e os cinco anos do Programa Parkinson de Dracena.

Foram convidados para o simpósio o médico neurologista e neurocirurgião Prof. Dr. Carlos Alberto dos Santos Filho, a profissional de Educação Física Profa. Dra. Denise Rodrigues Bueno, o médico geriatra e gerontologista Prof. Dr. Alessandro Ferrari Jacinto, a psicóloga Profa. Ma. Andrea Frizo de Carvalho Barbosa e o profissional de Educação Física Prof. Esp. José Augusto Camuci Junior.

Abrindo o evento, Carlos Alberto dos Santos Filho realizou uma palestra falando sobre a importância do diagnóstico diferencial da doença de Parkinson e os sinais e sintomas a serem analisados. Em seguida, os demais profissionais participaram de uma mesa redonda, onde foram apresentados os resultados do Programa Parkinson para a melhora na qualidade de vida dos participantes e seus familiares; a relevância da avaliação geriátrica ampla na investigação para o diagnóstico, a importância do acolhimento psicológico aos pacientes e seus cuidadores e, fechando o evento, Camuci falou de sua experiência pessoal no enfrentamento da doença.

O presidente da LNND Leonardo Medeiro Oliveira participa há cinco anos do Projeto Parkinson e ressaltou que o Simpósio cumpriu com seu propósito de fazer uma reunião multiprofissional entre os cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Educação Física a fim de propagar conhecimentos científicos de qualidade sobre a Doença de Parkinson, buscando a correta acolhida e integralidade do tratamento dos pacientes. “Foi uma alegria para toda comissão organizadora visualizar o auditório lotado, celebrando a união entre os cursos a fim de aprender e compartilhar saberes sobre a Doença de Parkinson”, finalizou.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabenizou os organizadores do evento pela realização do simpósio e ressaltou que “o Projeto Parkinson é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Dracena que promove qualidade de vida aos pacientes do projeto, além de uma grande oportunidade para os acadêmicos vivenciarem a experiência de cuidar de pessoas e provocarem uma mudança real na vida dos pacientes e de seus familiares, que reforça o processo de ensino-aprendizagem”.

Programa Parkinson

O Programa Parkinson é realizado desde 2018 por meio de uma parceria entre a Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), mantenedora da Unifadra, e a Prefeitura Municipal de Dracena (Secretaria Municipal de Saúde). Atende gratuitamente pacientes com doença de Parkinson, oferecendo atividade física e apoio psicológico, a fim de observar os efeitos na funcionalidade, saúde e qualidade de vida dos indivíduos com a doença.

Realizado em duas sessões semanais de 60 minutos, durante todo o ano, o trabalho consiste em atividades de marcha, coordenação, flexibilidade, força, equilíbrio e controle postural. Informações e inscrições: (18) 3821-9004. Acompanhe as novidades do programa em: https://www.instagram.com/parkinson.unifadra


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA