Unifadra concede título Doutor Honoris Causa a Fernando Moraes nos 55 anos da Fundec

15/05/2023

A cerimônia realizada no dia 12 de maio celebrou os 55 anos da Fundec no novo espaço de convivência feito para seus alunos e colaboradores. O antigo pátio foi revitalizado e se transformou em uma área confortável e moderna, muito acolhedora, que passou a receber a comunidade do Anglo-CID, da Unifadra, da Fundec e, também, do CEP/UME.

O local foi palco para o diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini entregar a mais alta honraria da faculdade, o título Doutor Honoris Causa, ao filósofo, palestrante e escritor Fernando Moraes.

O homenageado, com mais de 18 anos de experiência em cargos de comando na área pública, na elaboração e execução de programas e projetos através de políticas públicas, foi Diretor Executivo da FUNAP - Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”, vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. Na ocasião, juntamente com a Fundec, por meio de suas escolas, desenvolveu um grande projeto de socialização e qualificação das mulheres presas nas penitenciárias paulistas.

O título Doutor Honoris Causa é uma distinção acadêmica concedida àqueles que tenham se destacado em sua área de atuação, com contribuições significativas não só para a Instituição como para a sociedade, uma maneira de reconhecer e registrar publicamente o impacto e o prestígio do homenageado.

Em seu pronunciamento, Fernando Moraes declarou estar emocionado, cheio de orgulho e gratidão por fazer parte da história da Fundec e da Unifadra, pois recebeu em anos consecutivos a mais alta honraria de ambas as instituições. Destacou ainda a “presença de amigos da Funap, que vieram de Campinas para prestigiar este momento que também é deles” e, em especial, ressaltou a importância da educação que recebeu de sua mãe e, principalmente, de sua avó em sua formação pessoal.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabenizou o homenageado ressaltando a parceria e tudo o que ele vem fazendo pela educação, pela cultura e, principalmente, pelas questões humanitárias com populações vulneráveis, no Brasil e em outras partes do mundo, além de todo o carinho que sempre demonstrou com a Fundec e a Unifadra.

Edson Kai, diretor executivo da Fundec, parabenizou Fernando Moraes pelo título de Doutor Honoris Causa e ressaltou os 55 anos da Fundec, relembrando o trabalho da Instituição para ofertar educação de qualidade em todos os níveis, em especial, com a recente implantação do Ensino Médio Integrado a Jogos Digitais no CEP/UME de Dracena.

Estiveram presentes no evento o prefeito André Lemos; o presidente da Câmara Municipal Danilo Ledo e o membro do Conselho de Curadores da Fundec Luciano Gerlin, além da imprensa e de representantes de entidades parceiras da Fundec.

A cerimônia contou com a apresentação do Coral da Unifadra, regido pela Profa. Dra. Sheila Franceschini, e com a bela apresentação do Prof. Marcel Freire ao saxofone.

Encerrando a solenidade, foi servido um coquetel a todos que prestigiaram o evento.