Unifadra convida para a Semana da Inclusão


22/05/2023


Nos dias 23 a 26 de maio, o departamento de Psicologia da Unifadra promove a I Semana da Inclusão: Saúde Mental e Direitos Humanos e a VIII Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência, tendo como tema “Altas Habilidades: inclusão por quê?”. O evento é gratuito e aberto ao público, com início às 19h, no Auditório da Fundec. Venha participar!

Os organizadores ressaltam que é importante falar de inclusão no nosso país, sendo assim, decidiram expandir um evento que já é realizado há oito anos para trazer também reflexões sobre saúde mental e os direitos humanos.

Os acadêmicos do 5º e do 7º termo de Psicologia ficaram responsáveis por promover os temas saúde mental e direitos LGBTI+, orientados pelos professores Alessandra de Arriba Rossetto e Rodrigo Carrilho Pedrini. Já os acadêmicos do 9º termo estão responsáveis pela VIII Semana da Inclusão, que trará como tema “Altas Habilidades: inclusão por quê?”, sendo orientados pela professora Laízi da Silva Santos.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Ma. Andréa Frizo, “a Unifadra, por meio dessas atividades, vem cumprindo seu papel social e abrindo suas portas para a comunidade com ações de extensão e ensino, compartilhando um pouco do conhecimento em discussões promovidas dentro do seu espaço acadêmico”. Ela relembra que estas reflexões são muito importantes para todos os acadêmicos da Unifadra, bem como para a comunidade de Dracena e região e reforça o convite para que profissionais e gestores da saúde e da educação e todos os interessados “participem conosco dessa semana!”.

O objetivo da Semana de Inclusão é a reflexão sobre os direitos humanos e o direito das pessoas com deficiência, com olhar para as questões sociais, levando informações e discutindo temáticas relevantes para a Psicologia e para a sociedade.

Programação

23/05/2023
- Abertura da I Semana da Inclusão
- Apresentação de dança
Roda de conversa sobre a luta antimanicomial
Palestrantes: Equipe do CAPS e Isabela Paschoalotto Marques
Quando ser quem sou gera adoecimento: considerações acerca da saúde psicológica de pessoas LGBTI+
Palestrante: Igor Marçal Mena

24/05/2023
- Abertura oficial da VIII Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência - Altas Habilidades: inclusão por quê?
- Apresentação da fanfarra da APAE
Discutindo a realidade sobre as Altas Habilidades/Superdotação no Brasil
Palestrante: Camila Incau

25/05/2023
Conversa sobre Altas Habilidades na Infância
Palestrante: Meiriellen Puga Rufato
Altas Habilidades no adulto
Palestrante: Alexandre Aguiar Victuri

26/05/2023
Altas Habilidades/Superdotação: da avaliação ao enriquecimento curricular
Palestrante: Taíza Fernanda Ramalhais


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA