Docente da Fundec conclui Mestrado - Profa. Paloma Emanoela Fava Felix

01/06/2023

Docente do curso de Psicologia da Unifadra, a Profa. Paloma Emanoela Fava Felix fez sua apresentação de defesa no dia 26 de abril e concluiu o Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp de Bauru.

Com a dissertação "Efeitos do treinamento cognitivo informatizado no pós-AVC: uma revisão sistemática e meta-análise sobre a relação com a reserva cognitiva", a docente foi orientada pela Profa. Dra. Flávia Heloísa dos Santos (School of Psychology / University College Dublin) e co-orientada pela Profa. Dra Fabiana Silva Ribeiro (University of Luxembourg). Além da orientadora, estiveram presentes na banca de avaliação o Prof. Dr. Rui Mateus Joaquim (UFMG), o Prof. Dr. Carlos Eduardo Lopes Verardi (Unesp) e demais convidados.

Segundo Paloma, tanto o treinamento cognitivo convencional como o informatizado são estratégias benéficas para os AVCistas. Entretanto, a análise estatística realizada em seu trabalho identificou favorecimento para o treinamento informatizado, sendo importante levar em consideração a variação entre os estudos, como as características sociodemográficas e as clínicas.

Além disso, a profissional ressalta que a reserva cognitiva foi mediadora para os achados, sendo representada pelo conjunto das experiências cognitivas, sociais e físicas ao longo da vida, como a escolaridade, o nível ocupacional, o status socioeconômico e a prática contínua de atividades físicas; pois contribuem para postergar o avanço e as manifestações cognitivas da lesão cerebral. No caso de seu estudo, as proxies de reserva cognitiva, escolaridade e exercício aeróbico, apareceram como mediadoras do efeito do treinamento cognitivo informatizado, assim como a precocidade e a intensidade da intervenção parecem contribuir para um melhor resultado.

A direção executiva da Fundec, a direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam a professora Paloma Emanoela Fava Felix pela conquista e ressaltam a importância da busca contínua do conhecimento para seu crescimento pessoal, bem como para a Instituição, que passa a contar no seu corpo docente com profissionais titulados, cada vez mais qualificados e sempre atualizados, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de nossas unidades educacionais.