Acadêmicos de Psicologia da Unifadra desenvolvem atividade voltada para educadores

21/06/2023

Durante o 1º semestre deste ano, o 1º termo do curso de Psicologia da Unifadra Dracena realizou um projeto de extensão curricular sobre o desenvolvimento cognitivo segundo a teoria de Jean Piaget, que foi orientado para educadores.

A atividade compôs parte da carga horária das disciplinas “Psicologia do Desenvolvimento: criança e adolescente” e “Psicologia, Ciência e Profissão” sob a orientação do Prof. Esp. Eduardo Antoniassi Oliveira e da Profa. Ma. Paloma E. Fava Felix.

O projeto oportunizou aos acadêmicos um campo para orientação de educadores, visando a um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano fundamentado no conhecimento psicológico. A atividade foi presencial e os estudantes também elaboraram um vídeo de apoio com as diferentes fases do desenvolvimento propostas pelo autor estudado.

O material foi direcionado para os educadores das escolas do ensino fundamental e médio com intuito de contribuir como parte das atividades de planejamento e de elaboração pedagógica, mas também poder ser útil como fonte de informação para as famílias, e está disponível no canal oficial da Fundec, mantenedora da Unifadra, em: https://youtu.be/sbMlWX3ggPE .

Segundo os docentes orientadores, a atividade promoveu a articulação teórico-prática para os ingressantes no curso de Psicologia e seus resultados qualitativos colaboraram com a construção de conhecimentos de Psicologia úteis na consecução crítica e reflexiva para a atuação dos educadores.

A coordenadora do curso, Profa. Ma. Andréa Frizo, parabeniza os professores e os estudantes pela realização do projeto e afirma que a curricularização da extensão desde o início do curso favorece o desenvolvimento de práticas que fortalecem a formação do acadêmico, assim como o retorno dos conhecimentos produzidos no ensino superior para a comunidade.